AUTOATENDIMENTO

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Uninorte é proibida de abrir novos cursos

Medida do Mec suspende processos de três cursos da Uninorte


O Ministério da Educação arquivou 357 pedidos de abertura de novos cursos de graduação em instituições de educação superior com baixo desempenho em todo o país. A Uninorte é a única no Acre que teve três pedidos arquivados em razão da nota ruim obtida no Índice Geral de Cursos - IGC –, divulgados na segunda-feira passada pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Uninorte, novos cursos só depois de melhorar qualidade no ensino (Foto: Ronsangela Santos)

Os cursos de Medicina Veterinária da Faculdade Barão do Rio Branco – Fab/Uninorte, Sistemas para internet e Gestão comercial da Faculdade do Acre – Fac/Uninorte - tiveram seus processos de pedidos de abertura de novos cursos arquivados. A decisão do Mec consta em publicação do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 4.

Para secretária de educação superior, Maria Paula Dallari Bucci, as instituições com notas entre 1 e 2 precisam, primeiro, resolver a situação interna para só depois abrir novos cursos. “A lógica do nosso trabalho é estabelecer consequências às avaliações e valorizar a qualidade da educação”, disse.
66% das faculdades do Acre tiveram nota insatisfatória no IGC 2008, segundo informações do MEC, terão que melhorar a qualidade do ensino sob pena de terem vestibulares suspensos e serem cassados os pedidos de reconhecimento de cursos. Essas instituições têm prazo até junho de 2010 para implementar mudanças apontadas pelas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Em Porto Velho, capital de Rondônia, a Faculdade São Lucas terá que reduzir de 237 para 150 o número de vagas ofertadas no curso de enfermagem. O mesmo terá que fazer o Centro Universitário Nilton Lins, em Manaus-AM, de 76 para 55 vagas. Em Ji-Paraná-RO, o Centro Universitário Luterano – Ulbra – terá que diminuir de 82 para 60 o número de vagas no curso de educação física.

Fonte: Assessoria de Comunicação/MEC

Ao abrir o arquivo procure pelos números: 181, 240 e 307. É necessário o programa Adobe PDF para leitura do arquivo.
Leia também:

7 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber por que você está dando tanta ênfase a Uninorte com sua baixa nota, mas não faz o mesmo com a Firb? Já que a mesma também está na lista das piores faculdades do Acre, com uma diferença minima de apenas uma colocação...
Vamos ser mais neutros e repassar as noticias com mais claresa....

Anônimo disse...

Edmilson disse...

Caro leitor,

São os fatos que determinam a ênfase da notícia:

1- A Uninorte é a única no Acre que teve três pedidos arquivados em razão da nota ruim obtida no Índice Geral de Cursos – IGC.

Por que citaria outra faculdade. Se a Uninorte é a única lembrada pelo MEC? Não posso criar fatos. Apenas informá-los.

Anônimo disse...

É isso ai Edmilson,
concordo com vc cara.
Sucesso pra ti!

Abraço

Anônimo disse...

TAlvez esse Edmilson Alves tenha reprovado no processo seletivo e tentou entrar de outro forma, e como ñ conseguiu, a melhor maneira de se sentir bem e falando mal da uninorte, tem gente que quer crescer derrubando outras pessoas, é por isso que o Acre não desevolve mais do quer deveria, justamente por pessoas assim com esse rapaz. a uninorte tem toda uma estrutura pra administrar os cursos que tem, so que os alunos é quem deve correr atras do conhecimento, so acho que tem gente que tem uma visão muito focada em um unico ponto existente na terra, e esquece que uma visão deve ser ampla, sem preconceito, com respeito e sinceriedade nas informações que tentam passar para o leito. De qualquer forma meu rapaz estamos em um país livre, todos tem liberdade d expressão, desejo sorte pra vc. hum abraço!

Anônimo disse...

Fico triste por ver uma notícia dessa sobre a educação do Acre, pois o Edmilson está esquecendo que a Uninorte está localizada em nosso estado, e como somos descriminados por muitos em outros estados e, até mesmo pelos próprios acrianos,este é mais um motivo para tentarem nos inferiorizar, em minha concepção os acadêmicos devem ter uma postura com mais interesse em relação a aprendizagem, pois a maioria que adentram em um curso na Uninorte, na Firb ou em outra universidade particular são pessoas de aquisição financeira significativa e, muitos pensam que dinheiro é tudo, mas é em momento como estes que vemos que conhecimento é algo que se constrói, se conquista e não deve ser tratado como uma mercadoria, porque cedo ou tarde você terá que reconhecer que por alguns, todos pagam, pois quando se avalia uma universidade não é individual, mas sim todo os que integram nos cursos.

Além disso, alguns pessoas que estudam na Uninorte menosprezam as pessoas que fazem cursos em faculdades federais e a distância, para falar a verdade conheço pessoas muito prepotentes, que estudam na Uninorte e na Firb, mas se forem debater conhecimentos a resposta geralmente será esta que o Edmilson divulgou.
Sinto muito acadêmicos da Uninorte, mas vamos estudar mais um pouco, outra coisa faço um curso a distância e estou muito feliz por fazer parte dele, e reconheço que tenho muito que aprender, mas tenho a humildade de reconhecer que nunca serei sábia o suficiente para não aprender algo.
Um abraço. Ressaltando sou pobre!!!!! Com muito orgulho. Adentrei na faculdade com a ajuda de deus e meus prórios méritos.

Anônimo disse...

O pior que se pode fazer e esconder a verdade e enganar a nos mesmos. Que a educação no Brasil virou comercio isso é Fato.
Nao da para esconder o pessimo salario pago a professores desta instituições e como sempre acontece nestes casos, o professor pensa que esta dando aula e os alunos pensam que estao aprendendo. É uma cumplicidade pactuada visando simplesmente adquirir um diploma universitario.

Anônimo disse...

Ola, estudo na UniNorte faço Biomedicina, ao meu ver o Sr.Edimilson estar muito focado em denegrir com fatos a imagem da Instituição Educacional do Acre (UniNorte) bom ja vie uns tres postes falando como a universidade é ruim e tals... Mas não paramos para pensar no grande desafio que esta universidade enfrenta por ser uma instituição particular e não poder aprovar so os melhores (como as publicas fazem) ... Quando a mesma chegou em RB foi um grande desafio, mas ela gerou emprego para muitos desempregados e agora em 2015 esta ajudando a economia do Acre crescer com o curso de Medicina (por mas caro que seja)... As coisas boas ninguem quer levar em consideração não é mesmo Sr.Edimilson?! Bom uma perguntinha porque o Sr, foca tanto nesta instituição? este blog é somente sobre esta universidade? este blog não serve para relatar as injurias feitas na cidade de RB? como vemos sempre pelas ruas...
Olha as pessoas acham que so entra na UniNorte quem tem stss mas isso é uma GRANDE MENTIRA eu sou pobre moro de aluguel, minha mãe ganha apenas um salario minimo para sustentar uma casa com 2 filhos,mas mesmo assim estudo na mesma! Isso quer dizer que sou burro por estar la? NÃO! Algumas pessoas se julgam melhores por estudar na UFAC me poupe não é porque estuda numa faculdade publica que voce deve sair por ai postando xingamentos com os outros nao meu povo (como ja vie AQUI MESMO) .... A UniNorte tem como missão passar ao alunos MORAL, ÉTICA, RESPEITO,HUMILDADE ETC... Eles devem estar aprendendo isso muito bem não é mesmo?! porque ate agora não vie nenhum falando mal de qualquer outra Instituição de Ensino. E outra se ela é so pra quem pode então porque a MAIORIA dos alunos usam o FIES ? kkkkkk Eu sou um deles hahahaha...

Vamos rever nossos conceitos meu povo,sinceramente usar um blog tão bacana como esse apenas para denegrir a imagem da uma Universidade tenha mas ne pf...

PS" Sabemos que fatos são fatos... Mas lembre-se que a coisas mas importantes a serem postada para o mundo do que isso.