AUTOATENDIMENTO

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Aberta a Semana Nacional da Conciliação-Meta 2 no Estado

Rio Branco foi escolhida para sediar oficialmente o lançamento da Semana na Região Norte em virtude de o TJAC incentivar a conciliação para a solução de conflitos

Representante do CNJ, Jefferson Kravchychyn, participou do evento (Foto: Agência TJAC) O Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Desembargador Pedro Ranzi, juntamente com a representante do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, Juíza Maria Penha Sousa Nascimento, a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho - 14ª Região - Rondônia-Acre, Desembargadora Federal do Trabalho Maria Federal do Trabalho Maria Cesarineide de Souza Lima, e o Diretor da Seção Judiciária da Justiça Federal do Estado do Acre, Juiz Federal David Wilson de Abreu Pardo, coordenaram na manhã desta segunda-feira (14) a solenidade de abertura da Semana Nacional da Conciliação no Estado.

O evento, realizado no Fórum Barão do Rio Branco, no centro da Capital, contou com a participação especial do Conselheiro Jefferson Kravchychyn, representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A capital acreana foi escolhida para sediar oficialmente o lançamento da Semana na Região Norte em virtude de o TJAC ocupar situação favorável para o cumprimento da Meta 2 - de julgar até ao final deste ano todos os processos ingressos na Justiça até 31 de dezembro de 2005.

O Estado possui um número razoável de processos incluídos na Meta 2, aproximadamente 4 mil, bem inferior à média nacional. Além disso, o TJAC tem desenvolvido campanhas interna e externa de comunicação, que visam o engajamento de servidores, magistrados, instituições e da sociedade sobre a importância da iniciativa. Assim, a chamada Semana Nacional da Conciliação – Meta 2 é uma campanha do Conselho cujos objetivos são estimular a população a utilizar a via da conciliação para a solução de conflitos e garantir a mobilização dos órgãos do Judiciário no cumprimento da meta.

Durante a solenidade de abertura dos trabalhos, prestigiada por diversas autoridades do Estado, o Presidente do TJAC agradeceu o apoio e o empenho dos magistrados e servidores do Judiciário acreano para que a Meta seja alcançada. "Com este grande mutirão de magistrados e servidores em torno de metas concretas, o Judiciário brasileiro dá exemplo de organização, engajamento e compromisso, atento ao que a populção efetivamente espera e precisa", declarou Pedro Ranzi. Ele também agradeceu a presença do Conselheiro Kravchychyn e o apoio das instituições parceiras, como Ministério Público, Defensoria Pública e Procuradoria Geral do Estado, para o efetivo cumprimento do desafio.

Em discurso breve, Kravchychyn saudou os presentes e falou de sua satisfação em visitar o Estado. Ele elogiou o Tribunal Acreano, onde, segundo afirmou, ao contrário de outros locais encontrou soluções concretas aos problemas existentes. "Sentimos aqui no Acre a união dos Tribunais, tanto da Justiça Estadual, da Justiça Federal, da Justiça do Trabalho, Governo do Estado, Ministério Público e Defensoria no sentido de dar uma solução efetiva aos problemas dos jurisdicionados", enfatizou.

O Desembargador Pedro Ranzi, em nome do Tribunal de Justiça, entregou ao Conselheiro uma camiseta com a logomarca da Campanha pela Meta 2 e da Semana da Conciliação no Estado, especialmente desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social do TJAC, em reconhecimento ao apoio institucional recebido do CNJ para desenvolvimento das atividades jurisdicionais no Acre.

Nenhum comentário: