AUTOATENDIMENTO

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Helicóptero com suposta 'estrela do PT' inicia operações

Teve início hoje a operação do helicóptero que para o procurador da República, Ricardo Gralha, possui uma estrela vermelha que representa favorecimento ao Partido dos Trabalhadores (PT)


Na imagem divulgada pela Agência de Notícias do Acre percebe-se que, proporcionalmente, a estrela do helicóptero é maior do que a estrela da bandeira, como indica o MPF


Comandantes das regionais e delegados de Rio Branco participam de sobrevoos para conhecer melhor as áreas de atuação

Desde que foi entregue oficialmente pelo Governador Binho Marques para reforço das políticas de segurança e cidadania no Acre, no encerramento do desfile de 7 de setembro, o helicóptero Esquilo AS 350 Comandante João Donato já executa as primeiras ações na capital.


No início desta semana começou o treinamento dos três oficiais acreanos - o major Albuquerque, Capitão Clayton e o capitão Negreiros como pilotos, e 12 militares e policiais civis como tripulantes, todos em treinamento por pilotos oficiais da Força Nacional de Segurança.


Ao mesmo tempo, os comandantes e delegados da capital que atuam nas 5 diferentes regionais de segurança pública de Rio Branco participaram dos sobrevoos para ter uma melhor visão das áreas onde atuam.


De acordo com a Secretária de Segurança, Márcia Regina, esta é uma forma de aprimorar as estratégias de policiamento e otimização do emprego das viaturas nos bairros da capital. "Nós não podemos desenvolver as mesmas ações na 1ª regional na 2ª, ou vice-versa, assim como nas demais. Rio Branco mudou muito sua dinâmica territorial, econômica e social nos últimos anos. Hoje, temos mais população na área urbana do que na área rural, por exemplo. E os sobrevoos permitem uma visão melhor dos territórios.


Agora, com a entrega de novos equipamentos e viaturas para reforçar a segurança em cada regional, é importante que os comandantes e delegados conheçam as áreas para otimizar essa atuação e realizar o melhor policiamento, atendendo com maior eficiência a comunidade".


Em um sobrevoo na manhã desta sexta-feira, 11, o Tenente Coronel Paladino, Comandante do 3º Batalhão, sobrevoou ao lado da Delegada de Polícia Civil Wânia Lilian, alguns trechos da capital. Do alto do helicóptero, é possível avistar cada rua e suas residências com precisão. E com uma velocidade que pode atingir até 246 km/h, pode-se chegar de uma ponta à outra da cidade em questão de minutos. O helicóptero possui um contato direto com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), para acionar o patrulhamento ou ajudar em ocorrências.

"A aquisição do helicóptero por parte do Governo do Estado é de fundamental importância para as atividades ligadas à Segurança Pública, porque proporciona um planejmanento com mais eficiência e eficácia as atividades de policiamento. E é importante também essa participação de todos: do comando da Polícia Militar, assim como o Comando da Polícia Civil, para que nós possamos fortalecer ações e operações cada vez mais integradas", afirma o Tenente Coronel Paladino.


Para a delegada Wânia Lilian, o equipamento veio em boa hora. "Já fizemos dois sobrevoos até agora e pudemos constatar como ele é útil. Dentro dele temos uma visibilidade muito além da que a gente tem no chão, para identificar, por exemplo, as rotas de fuga dos infratores".
Neste primeiro momento, os sobrevoos estão sendo realizados na capital, mas a previsão é de que em breve o mesmo trabalho seja feito com os comandantes das demais regionais do Acre, em todo o território estadual.


Agência de Notícias do Acre

Texto adaptado


Leia também:

MPF diz que Governo do Acre ataca a imagem pessoal de agentes públicos

Governo diz que não vai retirar estrela, que está na bandeira do estado

Nenhum comentário: