AUTOATENDIMENTO

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Saiba o que é o Enade, o IDD e o CPC e como usá-los para escolher a faculdade


Simone Harnik

Em São Paulo

O conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o IDD (Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado) e o CPC (Conceito Preliminar de Curso), além de um monte de siglas estranhas, são bons indicadores na escolha da faculdade.


Veja o ranking do Enade 2008; mais de um terço dos cursos teve nota ruim

"Com cada um deles, o estudante pode ter uma opinião diferente sobre os cursos", diz Reynaldo Fernandes, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que elabora os índices.

Confira o que cada um deles significa:

Conceito Enade - leva em conta apenas a nota dos concluintes nos cursos de graduação, no Enade. "Ele mostra qual curso forma profissionais mais bem preparados. É muito importante de analisá-lo", diz Fernandes.

O Enade é aplicado todos os anos a parte das graduações do país.

Cada curso é avaliado a cada três anos. Ou seja, se o exame para matemática ocorreu em 2008, ele só será repetido em 2011.

IDD - O Enade não distingue se os alunos saem bem da faculdade porque já eram bons antes de entrar ou se a instituição ofereceu um ensino de qualidade.

Para tentar descobrir o quanto a instituição de ensino ajudou o universitário, foi criado o IDD."O IDD tenta isolar o efeito do ingresso do aluno.

Mostra o quanto a faculdade acrescenta aos estudantes", afirma Fernandes.CPC - O CPC já é um indicador com mais variáveis. Ele leva em conta a formação dos alunos, o IDD e dados sobre o corpo docente, a infraestrutura e as práticas pedagógicas da instituição de ensino. Veja como é sua composição.


30% - IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), que mostra o quanto o aluno aprendeu na faculdade;


15% - nota dos ingressantes;


15% - nota dos concluintes;


20% - proporção de professores com doutorado;


5% - proporção de professores com mestrado;


5% - regime de trabalho dos professores (dedicação parcial ou integral);


5% - boa infraestrutura, de acordo com a opinião dos alunos;


5% - boa organização didático-pedagógica, segundo a opinião dos estudantes.

Nenhum comentário: