AUTOATENDIMENTO

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Uninorte é a pior faculdade do Acre pela segunda vez, aponta MEC

Ufac cresce 10 pontos e Iesacre, após integrar grupo Uninorte, obtém dois pontos

O ministro da Educação, Fernando Haddad, divulgou nesta segunda-feira, 31, dados dos Índices Gerais de Cursos das Instituições - IGC -, indicador do MEC que mede a qualidade no ensino superior em todo o país. No Acre, a Faculdade Barão do Rio Branco – FAB/Uninorte - repetiu o feito do ano passado. É a pior no ensino ofertado. Em uma escala de 0 a 500, a FAB obteve a nota pífia de 133 pontos.

Uninorte, estrutura moderna e ensino insatisfatório (foto: Rosangela Santos)

Para o coordenador de Avaliação Institucional do grupo Iuni, Carlos Raltw, a nota 133 da FAB/Uninorte não representa a realidade atual da instituição. Segundo Raltw, a faculdade tem evoluído e os dados só aparecerão no futuro. De acordo com o coordenador, a maior dificuldade é melhorar o desempenho dos alunos que saem do ensino médio despreparados para cursar o ensino superior. “As universidades públicas têm a vantagem de, através do vestibular, selecionar os melhores alunos”, relata.

O acadêmico de administração da FAB/Uninorte Lanuncio Cairo, 20 anos, acredita que o aluno bem aplicado pode superar qualquer dificuldade que se apresente no tocante aos desafios da qualidade do ensino. Entretanto, o estudante reconhece que exista um esforço midiático pela promoção da Uninorte, o que para Cairo acaba escondendo a real situação da instituição em que estuda.

A Faculdade do Acre – FAC-, que também integra a Uninorte, seguiu o mau exemplo - com 194 pontos ficou na faixa de qualidade insatisfatória. O Instituto de Ensino Superior do Acre – Iesacre – melhorou um pouco, dois pontos, passando de 253 para 255. Já a Universidade Federal do Acre – UFAC- cresceu 10 pontos e agora tem nota 270.
Na época da primeira avaliação (2007), o Iesacre não pertencia ao grupo educacional Iuni. Em 2008, conseguiu manter a posição de melhor instituição privada do Acre.


(Dados do Mec) Clique na imagem para ampliar



IGC
O IGC é um indicador de qualidade construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único instrumento a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. Divulgado anualmente, o resultado final do IGC é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.O indicador orienta as visitas in loco dos avaliadores do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além de informar a sociedade sobre a qualidade das instituições.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o IGC está cumprindo a função de diminuir as distâncias entre instrumentos de avaliação objetivos e as visitas in loco de especialistas às instituições. “As avaliações in loco vem confirmando os indicadores apontados pelo IGC”, disse. Segundo o ministro, o indicador permite aos avaliadores in loco aferir as deficiências apontadas na avaliação objetiva. “Antes da criação do IGC, os resultados eram muito diferentes”.

Caso as visitas dos especialistas confirmem o resultado do IGC, as instituições com notas inferiores a 3 têm prazo para recorrer desse resultado.

Mantida a nota baixa, a instituição não poderá abrir novos campi, cursos ou ampliar vagas em cursos existentes até resolver os problemas indicados, mediante termo de saneamento firmado com a Secretaria de Educação Superior.

Erramos: o Iesacre obteve, em 2007, nota 253, e não 256 como havia sido informado na primeira publicação. Faça download do IGC 2007 e 2008.

Nota: a Faculdade de Teologia e Filosofia - Sinal -, apesar de aparecer na lista do IGC 2008, não obteve avaliação. Em 2007, não foi citada pelo MEC.

Matéria atualizada às 12h10min

Primeira publicação: 00h38min

Segunda publicação: 08h

Fonte: Assessoria de Comunicação/MEC

22 comentários:

larissa disse...

Isso não é novidade.só queria que eles fizessem algo a respeito,porque que faculdadezinha de quinta viu!!!! ¬¬

Anônimo disse...

Isso mostra a ignorância de quem estuda lá.

Paga-se caro só pra dizer que tá no "prédio bonito".

Bando de idiotas !!!

prédio por prédio

Rio Branco tem duas mordenas bibliotecas com estrutura física moderna, faça algum, cancelem suas matrículas em massa, assim, os irreposáveis da Uninorte rapidinho resolverão o problema.

Anônimo disse...

Isso todo mundo já tá cansado de saber...a Uninorte prioriza o lucro e não a qualidade de ensino. E os alunos, que em sua maioria não estão muito preocupados com isso não fazem nada, afinal, muitos estão lá pra mostrar que tem status...que fazem faculdade.

Anônimo disse...

Não adianta ter um canudo da pior faculdade do Acre.

O mercado só escolhe os melhores. os tempos do empreguismo tá chegando ao fim. Ou passa em concurso público ou vão ganhar uma miséria no setor privado, que só paga bem para àqueles que realmente estudaram

Anônimo disse...

Coitado desse povo ignorante. Burro é pra sofre mesmo

Anônimo disse...

Se arrependimento matasse!
Estrutura bonita porem ensino que é bom e o que interessa a alguns ta difcil...
Atendimento ta pior que banco ou chegamos atrasados na aula ou perdemos e muitas vezes nem resolvemos o problema...
Já estamos perto da N1 e ainda encontramos problemas com materias...
Material de ensino no meu curso sem comentários...
AGORA ATRASA A MENSALIDADE...

Anônimo disse...

Pelo menos o Iesacre tá conseguindo se mânter como a melhor faculdade privado do Acre.

Em meio a tanto horror uma notícia que alívia.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk

kkkkkkkkkkkkkkk

Ainda bem que estudo na Ufac. O prédio tá veimmmm... Mas a coisa naum tá tão feia como na Uninorte

Anônimo disse...

Sou formado pela Uninorte e essa nota não me interessa. O que me interessa é fazer concurso público e ficar na frente de gente formada pela UFAC e outras faculdades. Toda faculdade tem aluno medíocre e professor desqualificado. Você tem que obter resultados com seus próprios recursos. Faculdade forma, mas não faz o profissional.

Anônimo disse...

"Coitado desse povo ignorante. Burro é pra sofre mesmo."

É verdade, burro tem que sofreR mesmo.

Anônimo disse...

É como disse o aluno de administração, Cairo, um aluno aplicado supera qualquer dficuldade.
mas vamos lembrar muita gente trabalha e não tempo pra se dedicar. Portanto a faculdade deve ofecerer um bom ensino para que esses alunos com pouco tempo possa aproveitar o tempo que está na faculdade

Anônimo disse...

A polícia tem q fechar essa Uninorte~...

Anônimo disse...

Esperamos que a Uninorte faça alguma coisa. Faça força para melhorar. Parabenizo a Uninorte pela coragem de investir no Acre. Entranto, é imprescindível que melhore a qualidade no ensino.

Parabéns ao MEC e ao blog.

Anônimo disse...

A sociedade precisa mesmo saber o acontece dentro da Uninorte. Um verdadeiro assalto ao bolso dos estudantes. Pagamos caro e não temos retorno

Anônimo disse...

Axo que a imagem que essa reportagem aborda na verdade nao e qualidade no ensino . Os responsaveis por essa materia estao recentidos por alguma ocassiao ocorrida no passado : como por exeplo a aquisicao do iesacre . onde os unicos prejudicados foram os academicos de direito. Axo que isso nao e reportagem que de primeira. Reavaliem seus conceitos de jornalismo.

Anônimo disse...

Anonimo idiota ! no Iesacre não tem curso de direito

Anônimo disse...

EU CONCORDO COM TUDO PORQUE PRIMEIRO NAO FICA UM NA PROVA DO VESTIBULAR SE DISSER QUE GANHA ACIMA DE QUATRO SALARIOS ,SOU FORMADA LA E TENHO DOIS IRMAOS QUE TAMBEM SAO PENSA E SE ARREPENDIMENTO MATASSE COITADA DA MINHA MAE .MAIS NA HORA DE COBRAR MENSALIDADE PENSA SAO OS MELHORES DO PAIS. OS PROFESSORES PENSA MAL TERMINAM UMA GRADUAÇAO JA TAO DANDO AULA ..;.. AGORA TENTE FALAR COM ALGUEM DA DIREÇAO VIXE É UMA BUROCRACIA ENFIM SE PAGA PRA TER UM NIVEL SUPERIOR QUE SO SERVE MESMO PRA CONCURSO PORQUE NUMA AREA PROFISSOONAL E SO PRA PASSAR VERGONHA .AFINAL UMA AMIGA MINHA FOI FAZER FISIOTERAPIA NA BOLIVIA PORQUE NAO AGUETAVA MAIS CUIDAR DE BONECO..ETC SE EU FALAR TUDO VOU FICAR O DIA ,A SEMANA INTEIRA...

Anônimo disse...

Sinceramente eu to muiitoo é confuso porque ia fazer facul.. na UNINORTE.Mais acho também que essa faculdade cobra um pouco caro sim! Não sei o q fazer agora!

Anônimo disse...

ola moçada, tudo bem?...quando a uninorte chegou no acre gerou muitos empregos e oportunidades para aquelas pessoas que antes não tinham campo de trablho e assim como os proprios funcionarios ganham oportunidades de estudar na propria instituição. e abriu portas de entrada para as pessoas cursarem algum curso superior, na minha opinião a uninorte começou realmente carente, mas veio crencendo cada vez mais, e isso é importante, eu ñ estudo la, mais conhecedo pessoas que estadam ou ja foram formados pela uninorte, e hoje a maioria deles estão empregado ou passaram em cuncurso, so 1 exemplo: conheco agumas pessoas que fazem enfermagem e fizeram cuncurso pra enfermeiros d alguns municipios e muitos passaram, o problemas deles é q ainda ñ concluiram o curso, mais isso prova que tem academicos q estão realmente tendo conhecimentos suficiente para trabalhar na sua area que tiverem se formando. estudar na universidade federal é bom somente em um aspecto,"apecto financeiro",mas sempre os cursos estão atrasados e fazem greves,conheço academicos da universida que ganharam bolsas de estudo e foram estudar na uninorte, eu mesmo tenho um exemplo: de um amigo que falou pra mim que estudar na uninorte era so amostrar o contra cheque...rsrsr o mas engraçado disso tudo é q ele ficou reprovado no curso que escolheu, UM DETALHE ele fez ate pre-vestibular, eu so agradeço tanto a uninorte como outras empreses que estão acreditando no potencial do acre para seu crescimento e desenvolvimento, deixar de ser um final do mundo como muitas pessoas pensam do nosso estado e passar a ser um estado de esperança para cada um de nós. hum abraço a todos, e lembrem-se quem faz o futuro profissional é o proprio aluno com seu esforço...e se vc ñ consegue vencer pelo talento vença então pelo esforço.

Anônimo disse...

Quem faz a qualidade da escola são os desempenhos dos alunos...Muitos alunos vão somente por ir,pra mostar beleza e status.Mas não significa q a qualidade de ensino da Universidade seje ruim...

Paulo Roberto disse...

Infelizmente, a verdade é que muitos acadêmicos, especialmente os jovens, não têm a noção (talvez por não querer) do quanto despendem financeiramente seus pais para colocá-los lá. Muitos sequer põem o pé em sala de aula, ficam namorando, fazendo o que não presta, distantes da instituição. Professores, devem sim, ser bem remunerados, mas o cartão de visitas da faculdade está meio esquisito e feio. É hora de mudar, de deixar a pose de lado e pensar no futuro, na vida, no bolso dos pais, porque com essa avaliação, meus filhos, os burros terão preferência.

Anônimo disse...

larissa concordo com vc essa uninorte e uma merda e falo para todos,para q nao estude la,a pessoa q elogia essa faculdade e completamente sem noção,tenho ate pena.resulmindo uninot e a pior faculdade q existe