AUTOATENDIMENTO

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Saiba mais sobre a senadora Marina Silva


da Folha Online


A senadora e ex-ministra Marina Silva anunciou nesta quarta-feira sua saída do PT.

Em carta encaminhada ao presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), a senadora comunicou a sua saída da legenda com a justificativa de que o partido não ofereceu "condições políticas" para avanços na questão ambiental.


Marina disse que a decisão foi sofrida e a comparou com o fato de ter deixado a casa dos pais há 35 anos num seringal rumo a uma cidade grande. Na semana passada, a senadora deu início às conversas sobre estratégias de sua possível campanha à Presidência da República em 2010 pelo PV.


Gilberto Gil diz que pode ser vice na chapa de Marina em 2010

Kassab nega, mas aliados articulam sua candidatura

Mônica Bergamo: Netinho convida Dilma para conhecer periferia


A senadora deixou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 13 de maio de 2008, após cinco anos à frente do Ministério do Meio Ambiente. Ela vinha entrando em conflitos com outros ministérios, como a Casa Civil e a Agricultura, em casos e questões que opõem proteção ambiental a interesses econômicos.


Marina começou sua carreira política militando nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), ligada à Igreja Católica.


Em 1988, foi eleita vereadora de Rio Branco (AC). Dois anos depois, se elegeu deputada estadual e, em 1994, aos 36 anos, chegou ao Senado Federal como a mais jovem senadora do país.
Ex-seringueira ligada a movimentos ecológicos da região amazônica, Marina Silva foi indicada como ministra do Meio Ambiente em 2002, no primeiro mandato do presidente Lula. No mesmo ano, foi reeleita para o Senado.


Marina Silva se filiou ao PT em 1985 e lançou sua candidatura para deputada federal para ajudar o líder seringueiro Chico Mendes, morto em 1988, que era candidato a deputado estadual. Apesar de estar entre os cinco mais votados, nem ela nem Chico Mendes se elegeram.


Formada em História pela Universidade Federal do Acre, em 1985, Marina aprendeu a ler já adolescente ao se mudar para Rio Branco onde foi tratar uma hepatite. O Seringal Bagaço, a 70 km de Rio Branco, onde nasceu, não havia escolas.


O sonho de ser freira foi derrubado pela militância política. Na universidade, entrou para o PRC (Partido Revolucionário Comunista), grupo semi-clandestino que fazia oposição ao regime militar.


Depois de formada, começou a dar aulas de história e participar do movimento sindical dos professores. Junto com Chico Mendes, em 1984, fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre.


Leia mais sobre Marina Silva
PV não está preparado para receber Marina Silva, diz ministro da Cultura
Em carta ao PT, Marina comunica saída e diz que partido não ofereceu "condições políticas"
Gilberto Gil diz que pode ser vice na chapa de Marina em 2010

Nenhum comentário: