AUTOATENDIMENTO

terça-feira, 25 de agosto de 2009

'PSDB já está fora' do Conselho de Ética, diz Guerra

O PSDB deve formalizar hoje à tarde sua retirada do Conselho de Ética do Senado. O presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra (PE), que integra o colegiado, informou que "o PSDB já está fora do Conselho". Além do parlamentar pernambucano, os tucanos têm outra vaga de titular, ocupada pela senadora Marisa Serrano (MS), e uma suplência exercida pelo líder da bancada na Casa, Arthur Virgílio (AM).

Segundo Guerra, a bancada do PSDB vai se reunir no tradicional almoço das terças-feiras, no gabinete do senador Tasso Jereissati (CE), mas há um consenso em relação ao Conselho de Ética. "No formato como está e com essa orientação representando maiorias e minorias, com interesses partidários, o Conselho não serve mais", disse.

Embora senadores da base aliada e da oposição já tenham defendido a extinção do colegiado, o PSDB e o DEM estão discutindo uma proposta alternativa. A ideia é manter o Conselho de Ética em funcionamento com apenas um representante de cada partido para acabar com a luta política interna. Na visão dos tucanos, o colegiado se transformou em um terreno loteado entre os partidos. O senador Tião Viana (PT-AC) foi um dos que chegou a defender a extinção do colegiado, mas, em conversa com PSDB e DEM, revelou que já recuou desta ideia e aceita discutir um novo formato.

Agência Estado

Nenhum comentário: