AUTOATENDIMENTO

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ibama deve conceder licenciamento da BR-317 na próxima semana


Durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou que a licença ambiental da BR-317, no Acre, deve sair no início da próxima semana. A rodovia é um dos eixos estratégicos para o desenvolvimento do Acre, ligando um corredor que vai do rio Purus, por onde podem ser transportadas mercadorias produzidas na região, até a Interoceânica, que liga o estado aos portos do sul peruano.

Questionado pelos senadores sobre a construção de estradas na região Norte, ele ressaltou a importância da construção de hidrovias em todo o País e acrescentou que as hidrelétricas devem ser construídas com eclusas de modo a aproveitar os recursos e possibilitar o transporte pelos rios, que pode ser até três vezes mais barato que o convencional, por estradas.

Sobre a BR-319, Minc disse que foi criado um grupo de trabalho que deve determinar a criação de unidades de conservação ao longo da rodovia, antes da concessão do licenciamento. Ele afirmou que essa é uma medida preventiva para evitar que se repita a exploração fundiária e o aumento no desmatamento como na BR-163.

Em relação à ferrovia Transnordestina, que integrará sete estados do Nordeste, ligando o Porto do Suape (PE) ao Porto de Pecém (CE), Minc afirmou que 70% do percurso já está licenciado e o penúltimo trecho de Salgueiro a Suape deve ser licenciado até 30 de agosto.

Sobre o Rio São Francisco, o ministro defendeu que a mesma quantidade de recursos utilizados na implementação da integração de bacias deve ser usada na revitalização do rio. Segundo ele, está sendo costurado um acordo dentro do governo para garantir que esses recursos sejam equivalentes. 'Isso significa mais dinheiro para obras de saneamento.



Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário: