sexta-feira, 15 de maio de 2009

Minha casa, minha vida: Quem tem nome sujo pode participar do programa

Coluna Direito Cidadão
Todas as terças e sextas


Kelly Souza

Engana-se quem pensa que pessoas cujo nome aparece na lista do SPC ou SERASA, não pode participar do programa Minha casa, minha vida, criado pelo governo federal para reduzir o déficit habitacional. Quem está com o nome “sujo" e deseja obter financiamento para construção da casa própria não deve se preocupar, porque esta condição não é obstáculo para o acesso ao financiamento.

As restrições são as seguintes: ter participado anteriormente de programa habitacional do governo, ter recebido desconto pelo FGTS para financiar imóvel, depois de maio de 2005. Quem é proprietário de imóvel residencial urbano ou rural também fica de fora.Segundo a Caixa Econômica Federal, as inscrições já começaram e são gratuitas.

A documentação necessária é a seguinte: cédula de identidade,carteira de trabalho, comprovação de renda formal ou informal para cadastramento no programa, verificação do cadastro único e do cadastro nacional do mutuário. A Caixa também analisa o regime matrimonial, além de divórcios e herança.Todos esses documentos são válidos para quem tem renda familiar de até três salários mínimos.

Já aqueles que recebem entre três e dez salários mínimos, são necessárias: cédula de identidade,carteira de trabalho, a ficha de cadastro habitacional e comprovação de renda formal ou informal.

Assim como não há taxa de inscrição também não será cobrada entrada e as prestações começam a ser pagas após a entrega do imóvel, quando a pessoa já estiver morando na casa. O prazo para pagamento é de dez anos.

Kelly Souza, é jornalista e acadêmica de Comunicação Social.


Artigos anteriores:

Enviar para o Twitter

6 comentários:

Anônimo disse...

BOM DIA,ONTEM ESTIVE NA CAIXA PARA FAZER INSCRIÇÃO NO PROGRAMA MINHA CASA,MINHA VIDA E NÃO PUDE,POIS MEU NOME TEM RESTRIÇOES...MAS AQUI E EM OUTRO SITE ENCONTREI A AFIRMAÇÃO QUE ISTO NÃO É UM OBSTÁCULO,O QUE DEVO FAZER?
SOU BRASILEIRA E NO MEIO DE TANTOS SOU MAIS UMA COM RESTRIÇÕES...

Anônimo disse...

De onde foi tirada a informação de que restrição no SPC/serasa não é obstáculo pra participar do programa?
Me manda o telefone de onde você conseguiu essa informação!

Andre Santana disse...

De onde foi tirada a informação de que restrição no SPC/serasa não é obstáculo pra participar do programa?
Me manda o telefone de onde você conseguiu essa informação!

como faco para saber mais sobre este assunto

Anônimo disse...

http://blogducuelho.altoalegredopindare.com/?p=414

Senado aprova Projeto que permite financiamento de casa própria por trabalhador mesmo estando no SPC ou SERASA

Anônimo disse...

Eu estou com o nome sujo também eu e meu esposo e eles falarão que quem tem o nome sujo na caixa banco do Brasil não pode fazer o que eu faço agora uns diz que pode outros diz que não..

Anônimo disse...

façam o cadastro e esperem pra ver no que dá.