sexta-feira, 15 de maio de 2009

Minha casa, minha vida: Quem tem nome sujo pode participar do programa

Coluna Direito Cidadão
Todas as terças e sextas


Kelly Souza

Engana-se quem pensa que pessoas cujo nome aparece na lista do SPC ou SERASA, não pode participar do programa Minha casa, minha vida, criado pelo governo federal para reduzir o déficit habitacional. Quem está com o nome “sujo" e deseja obter financiamento para construção da casa própria não deve se preocupar, porque esta condição não é obstáculo para o acesso ao financiamento.

As restrições são as seguintes: ter participado anteriormente de programa habitacional do governo, ter recebido desconto pelo FGTS para financiar imóvel, depois de maio de 2005. Quem é proprietário de imóvel residencial urbano ou rural também fica de fora.Segundo a Caixa Econômica Federal, as inscrições já começaram e são gratuitas.

A documentação necessária é a seguinte: cédula de identidade,carteira de trabalho, comprovação de renda formal ou informal para cadastramento no programa, verificação do cadastro único e do cadastro nacional do mutuário. A Caixa também analisa o regime matrimonial, além de divórcios e herança.Todos esses documentos são válidos para quem tem renda familiar de até três salários mínimos.

Já aqueles que recebem entre três e dez salários mínimos, são necessárias: cédula de identidade,carteira de trabalho, a ficha de cadastro habitacional e comprovação de renda formal ou informal.

Assim como não há taxa de inscrição também não será cobrada entrada e as prestações começam a ser pagas após a entrega do imóvel, quando a pessoa já estiver morando na casa. O prazo para pagamento é de dez anos.

Kelly Souza, é jornalista e acadêmica de Comunicação Social.


Artigos anteriores:

Enviar para o Twitter

17 comentários:

Anônimo disse...

BOM DIA,ONTEM ESTIVE NA CAIXA PARA FAZER INSCRIÇÃO NO PROGRAMA MINHA CASA,MINHA VIDA E NÃO PUDE,POIS MEU NOME TEM RESTRIÇOES...MAS AQUI E EM OUTRO SITE ENCONTREI A AFIRMAÇÃO QUE ISTO NÃO É UM OBSTÁCULO,O QUE DEVO FAZER?
SOU BRASILEIRA E NO MEIO DE TANTOS SOU MAIS UMA COM RESTRIÇÕES...

Anônimo disse...

De onde foi tirada a informação de que restrição no SPC/serasa não é obstáculo pra participar do programa?
Me manda o telefone de onde você conseguiu essa informação!

Andre Santana disse...

De onde foi tirada a informação de que restrição no SPC/serasa não é obstáculo pra participar do programa?
Me manda o telefone de onde você conseguiu essa informação!

como faco para saber mais sobre este assunto

Anônimo disse...

http://blogducuelho.altoalegredopindare.com/?p=414

Senado aprova Projeto que permite financiamento de casa própria por trabalhador mesmo estando no SPC ou SERASA

Anônimo disse...

Eu estou com o nome sujo também eu e meu esposo e eles falarão que quem tem o nome sujo na caixa banco do Brasil não pode fazer o que eu faço agora uns diz que pode outros diz que não..

Anônimo disse...

façam o cadastro e esperem pra ver no que dá.

Anônimo disse...

Boa noite!!pelo que eu li e recebi a informação do atendente quem está no SPC pode sim participar do programa habitacional da caixa ate um senhor parecia ate ser mendigo que estava no SPC conseguiu fazer o cadastro vcs também conseguem vão la corram atrás

Anônimo disse...

Somente pode participar do Programa Minha Casa Minha Vida mesmo com restrições no SPC/SERASA, pessoas que se enquadram no primeiro perfil do programa que é onde a renda Bruta familiar vai até 1600,00 reais e estas pessoas devem ir a prefeitura realizar o cadastro e aguardar. as outras modalidades de Rendas que vai de 465 a 5000,00 reais e acima disso não pode ter nome com restrição. Pois o Financiamento é particular pela Caixa e nestas modalidade a pessoa ainda pode usar o FGTS para quitar a divida da casa.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiagoplayer master disse...

Cadastra

Thiagoplayer master disse...

Eu tenho um salário mínimo e nome sujo como faço pra me cadastra?

Anonimo disse...

Fui sorteada no programa minha casa minha vida com renda de até 1600. Porém estou com o nome em protesto em cartório por causa de um cheque do atender e outros 3 do mesmo banco devolvido .isto pode ser impedimento para a caixa aprovar minha documentação que já foi entregue?

manu rox disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giliard Sousa disse...

minha mae ganhou uma casa do programa de casas popular da caixa em parceria com a prefeitura ela vai pagar 80 reais por mes sera q se ela estiver com alguma pedencia no banco ou em loja e etc ela perde a casa ?

Unknown disse...

Sua mãe conseguiu?

Unknown disse...

Sua mãe conseguiu?

Antonio Colvina disse...

Boa tarde sou Antônio como faço pra entra no programa minha casa minha vida tenho nome sujo