AUTOATENDIMENTO

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Comunicação e a Blogosfera

Planeta tecnólogico
Toda quarta

Ana Carla Arruda


A transmissão e a busca pela informação sempre foi uma necessidade do ser humano. Ao longo da história da humanidade, os avanços tecnológicos, principalmente na área da comunicação, contribuíram para a propagação da notícia.

Nos últimos anos, a evolução da tecnologia se acelerou e se adaptou à sociedade em escala mundial. A contínua modernidade transforma e gera questionamentos em diversas áreas. Juntamente com as novas tecnologias, que gravitam em torno da Tecnologia da Informação e das Telecomunicações, uma nova forma de encarar o mundo foi criada, surgindo novas tendências. Métodos alternativos de produção e distribuição da informação vêm sendo debatidos e implementados, trazendo novos cenários que incluem ferramentas como o blog.

Os blogs são ferramentas simples e de fácil compreensão, possibilitando ao leitor uma condição de interlocutor direto e emissor secundário, o que o diferencia dos veículos tradicionais de mídia, onde a relação é mais fria.

Os blogs estão sendo cada vez mais utilizados por jornalistas para publicar, de forma ágil, informações e opiniões. O Weblog pode apresentar um novo modo de jornalismo, embora seja cedo afirmar que esse novo modo se traduza em um novo gênero jornalístico. O que podemos entender é que nenhum avanço da tecnologia passa despercebido no fazer jornalístico.

Surge então o conceito de blogosfera, que é o nome dado a toda a comunidade de blogs na internet, e é parte da infra-estrutura pelo qual idéias são desenvolvidas e transmitidas. Ela é um universo de informação, assim como a televisão, os jornais e os programas de rádio.

E os blogs são como pequenas estações de rádio ou jornais de pequena circulação: são formadores de opinião. E as pessoas agem com base nas informações oferecidas na blogosfera.

Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros.

Desta forma, fica evidente que a blogosfera está se tornando mais um meio de transmissão de informações, visando à disseminação de conhecimento.

Ilustração: Latin Stock Photos

Ana Carla é Analista de Sistemas, formada pela Universidade Federal do Acre – UFAC.
Pós-graduada em Administração de Sistemas de Informação pela UFLA e em Desenvolvimento WEB pela FASB.
Carla é, ainda, professora das faculdades: Instituto de Ensino Superior do Acre – IESACRE e União Educacional do Norte - UNINORTE

Nenhum comentário: