AUTOATENDIMENTO

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Twitter – A nova febre da Internet

Planeta tecnólogico
Toda quarta

Ana Carla Arruda

O Twitter é uma rede social que permite que os usuários enviem atualizações pessoais, considerado o novo serviço de troca de mensagens pela internet. Criado em 2006, decolou no ano passado e já tem 6 milhões de usuários no mundo. O Twitter pode ser entendido como uma mistura de blog e celular. As mensagens são de 140 toques, como os torpedos dos celulares, mas circulam pela internet como os textos de blogs. Em vez de seguir para apenas uma pessoa, como no celular ou no MSN, a mensagem do Twitter vai para todos os “seguidores” – gente que acompanha o emissor. Podem ser 30, 300 mil seguidores.

O Twitter realmente começou no contexto de acompanhar a vida do seu amigo, ou colega de trabalho. Quase um diário de adolescente. Por isso, estampa até hoje, sobre a caixa de texto onde você digita, a pergunta : “What are you doing now ?”.

Mas o Twitter foi descoberto pelos blogueiros e jornalistas, que começaram a usá-lo para atualizações freqüentes de informações, com links e fotos, num conceito chamado de microblogging.

Isso fez com que novos adeptos surgissem, e se juntassem a uma multidão que incluem vários jornalistas e blogueiros brasileiros.

Uma das vantagens do Twitter é a rápida atualização, a possibilidade de seguir quem você quer, e mais importante: a facilidade de usá-lo com Black Berry, I-Phone ou outros SmartPhones.
No final, o Twitter virou um grande blog coletivo, atualizado por dispositivos Mobile, e que permite a você seguir informações de modo quase on-line.

O Twitter está se transformando em um fenômeno de mídia social e microblogging no Brasil. E já permite diversas ações de Marketing Viral e Marketing de Conteúdo.

Segundo dados da consultoria americana Compete, especializada em estatísticas para a internet, o número de usuários saltou de 600 mil para 6 milhões em um ano. É a rede social que mais cresce nos Estados Unidos.

Como usar o Twitter?

Primeiro você precisa se cadastrar. Para isso, basta acessar https://Twitter.com/login.
O site é em inglês, mas é bem básico. Coloque seu nome e na tela de usuário, coloque um nome fácil das pessoas lembrarem, pois caso elas queiram mandar uma resposta para você, elas irão precisar digitar seu nome.

A única coisa que você tem que fazer é colocar uma mensagem que diz: 1 O que você está fazendo, ou 2 Algo que você está vendo ou 3 Algo que você quer fazer ou até 4 Algo que você quer que os outros vejam.

Essa mensagem vai ficar aparecendo como sua mensagem atual e será enviada para todos os seus seguidores (followers). O Twitter também é social, ou seja, você também pode guardar seus amigos, tornando-se assim um follower (seguidor). Toda vez que seu amigo mudar a mensagem dele, você irá receber a mensagem na sua página do Twitter.

Assim, o Twitter vem se tornando mais uma febre da Internet.


Ana Carla é Analista de Sistemas, formada pela Universidade Federal do Acre – UFAC.Pós-graduada em Administração de Sistemas de Informação pela UFLA e em Desenvolvimento WEB pela FASB.Carla é, ainda, professora das faculdades: Instituto de Ensino Superior do Acre – IESACRE e União Educacional do Norte - UNINORTE