AUTOATENDIMENTO

quinta-feira, 28 de maio de 2009

A FARRA NA CASA DOS BRINQUEDOS

Filosofando
Todas as quintas

Odion Monte

“O poder é de todos”, pensamento “empírico” de filosofia, sonhos e desejos abstratos de uma sociedade onde realmente não houvessem “comandantes e comandados”, onde os direitos realmente fossem iguais, e a divisão da “pizza” pudesse alimentar a todos de forma se não igualitária, mas que onde “mandados” não morressem de fome, enquanto “mandantes” vivem com a pança igual a da jibóia ao engolir a presa por inteira.

Enquanto nas “casas de brinquedos” a farra e soberba, são tão grandes os jetons, as extras, a cara veste que todos fazem questão de usar sem controle e nenhuma timidez, nós os proletariados somos apenas “bonecos de marionetes”, que caminhamos pela força dos “mandantes” que nos amarram pelos seus cordões de guias.

E o “Sol” o nosso maior astro do sistema solar, nos derrete por um período de “setecentos e trinta dias”, pelo simples fato de termos mascado duas caixas de borrachas de chicletes, enquanto castelos são construídos e aceitos pelo nosso “Sol” apenas como se fosse uma obra de arte.

O pensamento “utópico” de que “o poder é de todos”, nem em sonho acontece, a grande verdade é que o poder é para quem tem poder... Se tiver poder viva, se não seja apenas ponderado e aceite a ordem de quem tem poder... Pois enquanto os brinquedos não se cansam de brincar em suas luxuosas casas de brinquedos, nós os “proletariados” somos apenas “ioiôs” que vamos e voltamos até o limite do cordão, que por não sermos “alados” e nem “centauros”, não conseguimos nem voar e nem correr para a liberdade do pensamento filosófico de que “o poder é de todos”, pois se assim o fosse não seriamos apenas “marionetes” ou “ioiôs”, que uma criança brinca da forma que bem entende.

Artigos anteriores:


Odion Monte - contador, especialista em Filosofia Política pela Universidade de Teologia e Filosofia de Rio Branco - Acre (SINAL).É ainda, especialista em Pericia Judicial – UCG – Universidade Católica de Goiás - Bel. em Ciências Contábeis - FIRB/FAAO/AC

Nenhum comentário: