O senador Tião Viana (PT-AC) disse nesta quarta-feira (17) que o estado do Acre tem interesse político em retomar a discussão em torno da expansão das ferrovias como matriz de transporte de cargas e de massa. Ele assinalou que vários países estão se voltando para esse modelo de transporte e investindo fortemente nesse setor, como os Estados Unidos.
Tião Viana citou um documento elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), sobre a matriz brasileira do transporte de carga. Neste documento, o Ministério dos Transportes afirma que para obter um cenário de equilíbrio da matriz de transporte de carga em 2025, a participação das ferrovias deveria aumentar dos atuais 25% para 35%, a do transporte aquaviário passaria de 13% para 29%, e a do transporte rodoviário cairia de 58% para 30%.
- Mas essa mudança depende de muito investimento. De acordo com o Ipea, o investimento global será da ordem de R$112 bilhões para que se possa assegurar uma nova realidade no transporte ferroviário no Brasil em termos de substituição ao transporte rodoviário e, ao mesmo tempo, expansão do aquaviário - ressaltou.
Agência Senado
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário