AUTOATENDIMENTO

terça-feira, 27 de outubro de 2009

VI SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNINORTE



Movimentos Sociais e Sindicalismo no Acre: um balanço.


27 a 30 de outubro de 2009


Campus Cidade Universitária


A Diretoria Acadêmica e a coordenação do curso de Ciências Sociais da UNINORTE promoverão no período de 27 a 30 de outubro a VI SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS.


A cada Semana do Curso são tratados temas de ampla relevância social, o que motiva os discentes cada vez mais a se envolverem e cumprirem o compromisso que assumiram com sua opção profissional, aumentando sua autoestima em relação ao curso que escolheram. “Os movimentos Sociais e o Sindicalismo foram os principais protagonistas da “redemocratização” em nosso continente latino-americano. No Acre, eles desempenharam papel relevante, opondo resistência ao projeto de “modernização” do Governo Federal.


Como é sabido, esse projeto causou enorme destruição ambiental e violência no campo. É nesse contexto que ocorre a morte de Chico Mendes, principal líder e mártir dessas lutas.Por isso, nada mais justo que o curso de Ciências Sociais da UNINORTE dedicar sua VI Semana a refletir sobre esses sujeitos coletivos - Movimentos Sociais e Sindicalismo –, tomando-os, ao mesmo tempo, como objetos de análise e como interlocutores. Esse intento ganha relevância concreta e pertinência histórica, sobretudo, nesse momento em que eles passam por uma reorientação em suas bandeiras e formas de lutas.



Com isso, os alunos, pouco ou nada afeitos à temática, terão a oportunidade de tomar conhecimento da importância desses sujeitos para nosso contexto político atual. Da mesma forma, poderão aquilatar que papel podem eles ainda exercer em nossos dias. Assim, a VI Semana de Ciências Sociais procura conjugar, no mesmo evento, a teoria acadêmica com a concretude da práxis política cotidiana.”


(Prof. Israel Dias – Mestre em Ciências Sociais)

Nenhum comentário: