AUTOATENDIMENTO

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Econômia Acriana

Citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o senador Tião Viana (PT-AC) destacou, em discurso nesta quarta-feira (25), o crescimento econômico do Acre em 2007. Ele informou que, naquele ano, o estado registrou uma expansão de 6,5%, acima da média nacional, de 6,1%, e da média da Região Norte, de 3,8%.

- São dados alvissareiros - afirmou ele, acrescentando que, quando for examinado o desempenho do Acre em 2008 e 2009, "a alegria será ainda maior".

Outro dado apresentado pelo senador se refere à evolução do Produto Interno Bruto (PIB) per capita no estado, que teria aumentado de R$ 4.700, em 1999, para R$ 8.473, hoje. Em sua avaliação, isso "representa uma mudança extraordinária para um período tão curto".

Tião Viana argumentou ainda que esse crescimento vem provocando a redução das desigualdades sociais no estado. Segundo ele, há 11 anos, 60% da população vivia em estado de pobreza; atualmente, esse percentual teria caído para 38%. O senador atribuiu esses avanços aos recentes governos estaduais do Acre.

Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário: