AUTOATENDIMENTO

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Senac lança programa de gratuidade

Vagas em cursos técnicos serão destinadas aos cidadãos de baixa renda

Nayara Lessa

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, lançou na manhã de segunda – feira (13) o Programa Senac de Gratuidade. O programa é destinado a pessoas de baixa renda que terão nos cursos a oportunidade de crescer profissionalmente e ingressar ou permanecer em melhores condições no mercado de trabalho.

O Programa Senac de Gratuidade, também conhecido como PSG, é mais uma ação da Instituição para promover a inclusão social. O PSG oferecerá mais de 300 vagas gratuitas em cursos de educação profissional, da Formação Inicial e do Nível Técnico, com custo zero à população brasileira de baixa renda.

Cursos como o técnico em enfermagem,cabeleireiro, auxiliar administrativo, operador de computador, serão alguns dos cursos oferecidos.O PSG foi criado para atender às necessidades da população de baixa renda. Ou seja, pessoas cuja renda familiar mensal por pessoa não ultrapasse um salário mínimo e meio - a referência é o salário mínimo federal. Os candidatos a essas vagas devem ser alunos que estejam cursando, ou já tenham concluído, a educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados.

É importante dizer que os que atender e mas duas condições - aluno e trabalhador - terão prioridade.Para se candidatar a uma vaga, primeiramente, é preciso calcular a renda bruta de todos os membros de sua família. Por exemplo, somando todos os salários e dividindo esse total por todos os componentes que dividem a mesma moradia. Se a média for até 1,5 salários mínimos federal, você poderá concorrer a uma vaga no PSG.

Lembrando que se entende por grupo familiar, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas que residam na mesma moradia que o candidato que,cumulativamente, usufruam da renda bruta mensal familiar e tenham como candidato algum dos seguintes graus de parentesco: pai, padrasto,mãe, madrasta, cônjuge, companheiro (a), filho (a), enteado (a), irmão(ã) ou avô (ó).A qualidade sempre está presente nos programas educacionais do Senac, seja em cursos pagos ou nos gratuitos. Será o mesmo conteúdo pedagógico, a mesma carga horária e o mesmo material instrucional. Inclusive, os materiais didáticos, como livros e CDs, o material de consumo dos cursos serão distribuídos gratuitamente aos alunos que fizerem parte do PSG.

Oportunidade
Para a dona de casa, Raimunda Lima, o programa é uma ótima oportunidade para pessoas que como ela, estão fora do mercado de trabalho. “Sempre tive vontade de fazer um curso no Senac, mas nunca tive condições para pagar. Agora é diferente. Com o programa de gratuidade, já me inscrevi no curso de cabeleireiro e espero ser selecionada e começar o curso o mais rápido possível”, explicou.

Alessandra Oliveira, 24 anos é outra que aguarda esperançosa ser selecionada no curso de técnico em enfermagem. “Estou muito feliz com essa oportunidade que o Senac está proporcionando. Estou com ótimas expectativas quanto ao curso e principalmente de conseguir um emprego assim que concluir”.--

Da Assessoria de Comunicação da Federação do Comércio de Bens, Serviços eTurismo do Estado do Acre - Fecomércio

Notícias relacionadas:
SENAC oferece vagas gratuitas em cursos

Nenhum comentário: