AUTOATENDIMENTO

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Mudança no crédito educativo - FIES


Até o final de abril, o ministro da Educação, Fernando Haddad, encaminhará ao Congresso Nacional proposta com o objetivo de reestruturar o sistema de financiamento do Ensino Superior. Além de reduzir o custo final do crédito, a intenção é usar esse instrumento como um bônus aos estudantes de Medicina e de licenciaturas (médicos e professores) que trabalharem nas periferias mais carentes do país, atendendo na rede pública de saúde e educação.
Nesse caso, cada mês trabalhado teria desconto mensal de 1% sobre o saldo devedor do crédito educativo.


As alterações no crédito educativo foram antecipadas pelo ministro Fernando Haddad ao ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (PDT), ao deputado Paulo Pimenta (PT) e ao presidente da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, Luiz Noé (PSB).
O Conselho Monetário Nacional já autorizou a redução de 9% para 3,5% do juro anual para o Fies (presente e passado). A Caixa Federal é o agente do Fies e ainda não definiu como aplicará essa decisão do CMN.


No Brasil, são 400 mil universitários com contratos do Fies, dos quais quase 50 mil no Rio Grande do Sul. Em Cruz Alta, são 475 acadêmicos, informa o presidente da Câmara, Luiz Noé, formado graças ao financiamento.


Fonte: Coluna da Ana Amélia Lemos no jornal Zero Hora de quinta-feira, 2 de abril.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho em primeiro lugar teriam que mudar os creditos antigos porque tem muitos estudantes que já se formaram com o crédito educativo e até agora não conseguiram emprego e aqueles que já estão trabalhando ganham que não conseguem pagar uma prestação de 2002, queé a prestação que não consigo pagar. Sem falar do fiador que entrou para o seraza por minha causa ficou de mal comigo e me vive me precionanda, já fui na caixa quando houve uma renegociação, mas para fazer precisaria de outro fiador coisa que ninguem quer ser fiador de ninguem a proposta de pagamento foi boa na hora fiquei feliz vou conseguir pagar e limpar o nome do fiador,mas para isso o fiador teria que ir assinar o novo contrato quando fui falar com ele me perguntou se eu não tinha vergonha na cara, baixei a cabeça e sai sem dizer nada. Dai com todas as pessoas que convidei para ser fiador todas deram uma desculpa e ainda disseram vai ser dificil porque ninguém quer ser fiador de ninguem. Se pelo menos nos dessem uma oprtunidade de fazer novo contrato sem fiador,tenho certeza que muitos estudantes estão em debito por causa desse problema chamedo fiador. Eu estou louca para começar a pagar mas tem que ser nessas condições novo contrato mas sem fiador.Por favor pensem com carinho.

Anônimo disse...

Edimilsos me pedia uma senha só que eu nunca tinha entrado nesta pagina,tentei colocar uma senha só que não deu certo nenhuma, por isso coloquei anonima, mas gostaria de me identificar porque eu vivo com este problema.