AUTOATENDIMENTO

sexta-feira, 24 de abril de 2009

40% da população de Rio Branco está endividada com cartão de crédito

Nayara Lessa
A Federação do Comércio do Estado do Acre realizou pesquisa na Cidade de Rio Branco com o objetivo de avaliar a capacidade de liquidez do consumidor. A amostra pesquisada é constituída de 241 pessoas entrevistadas e foi realizada no período de 06 a 15 de abril de 2009.

A pesquisa tem seu foco no mercado de Rio Branco tendo em vista se verificar, neste mercado, o maior número de contribuintes de ICMS, assim como, 46% da população do Estado (IBGE/2008).

Dos pesquisadas, 70% têm idade entre 18 a 36 anos, sendo 55% do sexo feminino e 45% do sexo masculino. Dessa parcela, 79% possuem grau de instrução entre o ensino médio completo à graduação superior concluída.

O resultado da pesquisa demonstra que 58% da população do Acre sobrevivem com renda média ente 01 a 05 salários mínimos mensais, sendo que 19%, em pior situação, com renda inferior a um salário mínimo.

A ocupação do consumidor local representa variável de relevância para a análise dos indicadores levantados. Os dados pesquisados demonstram que 44% da população possuem ocupação assalariada formal – com registro em carteira, e 35% desenvolvem atividades remuneradas, por
conta própria.

O perfil do consumidor acreano demonstra condição para definição doméstica quanto à aplicação da respectiva renda familiar. No entanto, somente 42% desenvolvem alguma forma de planejamento para a utilização da renda familiar na conformidade com o orçamento doméstico. Outros 27% não se preocupam com essa prática e 31% dizem poupar quando alguma obrigação financeira representa conseqüências mais danosas, em caso de inadimplência.

Nenhum comentário: