AUTOATENDIMENTO

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Professor da UERJ ministra palestra na Uninorte


Evaldo Pereira Ribeiro

Será lançado na próxima segunda-feira, 3, às 19 horas no auditório da Uninorte, o “Edital 2010 Rumos Pesquisa em Rio Branco”, dentro do Projeto Itaú Cultural 2010. Após o lançamento será realizada a palestra “Conservar as cinzas ou soprar a brasa? O tradicional e o novo no patrimônio cultural da Amazônia”, com o professor José Ribamar Bessa Freire. O evento tem o apoio da Uninorte, Prefeitura de Rio Branco e do Itaú Cultural que irá patrocinar a premiação dos trabalhos.

Ribamar Bessa Freire é um importante educador brasileiro, tendo se destacado por sua atuação em defesa da cultura brasileira. O professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) ministra cursos de formação de professores indígenas em diferentes regiões do Brasil. Desenvolve pesquisas na área de História, com ênfase em História Social da linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, literatura oral, patrimônio, fontes históricas, história indígena, Amazônia, línguas indígenas.

Ele é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), possui especialização em Sociologie du Développement pelo Institut International de Recherche et Formation En vue du Développement Harmonisé (IRFED) na França (1971-72) e fez doutorado em Historia na École Des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), também na França, no período de 1980-1983.

Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) é professor da Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-Rio) e professor da UERJ, onde coordena o Programa de Estudos dos Povos Indígenas da Faculdade de Educação.

Foto: http://rogeliocasado.blogspot.com

Nenhum comentário: