AUTOATENDIMENTO

sexta-feira, 31 de julho de 2009

TJAC disponibiliza seu conteúdo no Twitter e RSS

A iniciativa possibilita maior interação com a imprensa e órgãos institucionais que trabalham na prestação jurisdicional



O Tribunal de Justiça do Estado do Acre, por meio da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM), que já disponibiliza seu conteúdo pelo sistema RSS, também oferece, a partir de agora, suas notícias no Twitter.

Através do endereço eletrônico (www.twitter.com/ascomtjac), os interessados em acessar o conteúdo só precisam ser cadastrados no Twitter e seguir o usuário “ascomtjac”.
A iniciativa da ASCOM possibilita maior interação com a imprensa e órgãos institucionais que trabalham na prestação jurisdicional. Além disso, é uma forma de acompanhar as tendências de informatização, sobretudo as tecnologias digitais, e de participação em redes sociais, que promovam ampliação da democratização do acesso à informação.

O que é o Twitter

O Twitter, criado em 2006 pelo americano Jack Dorsey, funciona como uma central de pequenos blogs, uma vez que junta mensagens de até 140 caracteres postadas pelos usuários, que as publicam pelo celular, via mensagem SMS, ou pela Internet. As atualizações são exibidas em tempo real, na página de cada usuário, que também pode ter suas informações reproduzidas nas páginas de outras pessoas que desejarem “seguir” seus conhecidos.

Assim, o Twitter é um espaço de autopublicação onde pessoas colocam links, falam de seus projetos, divulgam notícias e se comunicam. O serviço foi utilizado, por exemplo, na campanha de Barack Obama, pelas vítimas dos ataques em Mumbai em 2008, e durante a cerimônia de entrega do Oscar, que foi comentado ao vivo, nessa ferramenta informacional, por quase toda comunidade.

O serviço já conquistou mais de 6 milhões de usuários, a maioria deles dos EUA e Japão. No entanto, o Brasil está “entre os dez mais" da lista de países com maior número de pessoas cadastradas. Apenas em ano, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo (edição de 11 de março de 2009), o serviço cresceu 900%. Mas ainda há um desafio: falar com as massas.

O Twitter tem alcançado grande popularidade em todo mundo e vem sendo incorporado por instituições públicas brasileiras como o Ministério Público Federal e o governo do Estado de São Paulo. Apesar de as informações de funcionamento do site aparecerem em inglês, é simples usar as ferramentas e acompanhar o conteúdo em português publicado pelos usuários.


TJAC também utiliza o RSS para distribuição de informações pela Internet

O TJAC também disponibiliza o RSS, sigla em inglês para Rich Site Summary ou Really Simple Syndication. Trata-se de um modo simplificado de apresentar o conteúdo de um determinado site. Dessa maneira, RSS é um formato virtual de distribuição de informações pela Internet, utilizado principalmente por agências, portais e veículos de notícias. Ao usar o RSS, o usuário fica sabendo imediatamente quando uma informação do seu interesse é publicada, sem que você tenha de navegar até o site de notícias.

Os sites que disponibilizam o RSS exibem um link ou uma imagem alaranjada para identifiar o serviço, como no caso do TJAC, na página principal ou no endereço eletrônico (http://feeds.feedburner.com/tjac):

RSS é um recurso desenvolvido em linguagem XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades e informações. Para isso, o link e/ou o resumo de determinada notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf, dentre outras extensões). Esse arquivo é conhecido como feed.

Para obter as notícias, os interessados devem incluir o link do feed do site (no caso http://feeds.feedburner.com/tjac), que deseja acompanhar, em um programa leitor de RSS (também conhecido como agregador). Esse software - ou serviço, se for um site-, tem a função de ler o conteúdo dos feeds que são indexados e mostrá-los em sua interface. Geralmente, os navegadores como Internet Explorer, Firefox e Opera, já disponibilizam esse sistema na barra de ferramentas.

O objetivo principal do RSS é que o usuário fique sabendo, automaticamente, quando um conteúdo novo de um determinado site foi publicado/disponibilizado, sem precisar acessá-lo.

Nenhum comentário: