AUTOATENDIMENTO

terça-feira, 14 de julho de 2009

Responsabilidade Social: Senac realiza atividade com idosos do Lar dos Vicentinos

Edmilson Alves

Cuidados com higiene pessoal dos idosos marcam encerramento da primeira turma do Programa Senac de mais Gratuidade do curso de manicure e pedicure


Rio Branco (AC) - O Lar dos Vicentinos, abrigo para pessoas da terceira idade em situação de riscos, recebeu na manhã desta segunda-feira 13 a visita de alunos da primeira turma do curso de manicure e pedicure do Programa Senac de mais Gratuidade – PSG - , para realização de atividades de higiene pessoal voltadas para os idosos da casa. A ação reforça o papel de resposabilidade social do Senac/Acre.

Depois de dois meses - 160 horas - , o curso encerra-se nesta terça-feira 14. A atividade foi proposta por Ione Rocha da Silva, instrutora do curso. Ione conta que sempre teve vontade de realizar algum trabalho externo, inspirada nas atividades promovidas pelo próprio Senac no curso de cabeleireiro. “Então questionei se não poderia levar meus alunos para atividade extra-sala”, diz.

Os aprendizes tiveram orientação especial, por se tratar de idosos. O atendimento envolveu cuidados com a higienização das mãos, pés e unhas. No final, serviu-se um lanche para os internos.

Como faz questão de relatar a aprendiz Vicência Nascimento Silva, 39 anos, o mais importante foi levar alegria. “Isso é muito gratificante”, declara. Essa alegria pôde ser observada nos sorrisos e na simpatia de dona Tereza Ponse, 71 anos, moradora há três meses no Lar dos Vicentinos e que faz questão de exibir suas unhas brilhantes pela intensa cor vermelha que ela escolheu. Já o senhor Magno da Conceição, 57 anos, deixa claro que quer mais visitas da equipe do Senac. “Nunca teve isso aqui, é bom que se tenha mais vezes”, afirma contentamente.

Gislene Chalub Ribeiro, enfermeira do Lar dos Vicentinos, entidade filatrópica a qual é sustentada por recursos públicos e privados, ressalta as constantes parcerias com o Senac. “A assistência de cuidados com o idoso está sempre aberta, já houve outras atividades com os estagiários, técnicos e auxiliares de enfermagem [do Senac]”, lembra. “Essa foi a primeira vez com manicures, e, por sinal, foi interessante, uma vez que não dispomos de pessoal suficiente para manter os idosos sempre limpinhos”, finaliza.

O atendimento contou com uma novidade para higiene das mãos. Usaram-se as luvas descartáveis australianas Balbcare, que contêm produtos antigermes, geram nutrição e hidratação ungueal e amaciam a pele.

Notícias relacionadas:

SENAC oferece vagas gratuitas em cursos

Senac lança programa de gratuidade

Senac já tem mais mil inscritos em programa de gra...

Nenhum comentário: