
A informação sobre a frequência dos estudantes beneficiários do programa Bolsa-Família chegou ao índice recorde de 98,72% nos meses de junho e julho.
Fonte: Assessoria de Comunicação/MEC
Simone Harnik
Em São Paulo
O conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o IDD (Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado) e o CPC (Conceito Preliminar de Curso), além de um monte de siglas estranhas, são bons indicadores na escolha da faculdade.
Veja o ranking do Enade 2008; mais de um terço dos cursos teve nota ruim
"Com cada um deles, o estudante pode ter uma opinião diferente sobre os cursos", diz Reynaldo Fernandes, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que elabora os índices.
Confira o que cada um deles significa:
Conceito Enade - leva em conta apenas a nota dos concluintes nos cursos de graduação, no Enade. "Ele mostra qual curso forma profissionais mais bem preparados. É muito importante de analisá-lo", diz Fernandes.
O Enade é aplicado todos os anos a parte das graduações do país.
Cada curso é avaliado a cada três anos. Ou seja, se o exame para matemática ocorreu em 2008, ele só será repetido em 2011.
IDD - O Enade não distingue se os alunos saem bem da faculdade porque já eram bons antes de entrar ou se a instituição ofereceu um ensino de qualidade.
Para tentar descobrir o quanto a instituição de ensino ajudou o universitário, foi criado o IDD."O IDD tenta isolar o efeito do ingresso do aluno.
Mostra o quanto a faculdade acrescenta aos estudantes", afirma Fernandes.CPC - O CPC já é um indicador com mais variáveis. Ele leva em conta a formação dos alunos, o IDD e dados sobre o corpo docente, a infraestrutura e as práticas pedagógicas da instituição de ensino. Veja como é sua composição.
30% - IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), que mostra o quanto o aluno aprendeu na faculdade;
15% - nota dos ingressantes;
15% - nota dos concluintes;
20% - proporção de professores com doutorado;
5% - proporção de professores com mestrado;
5% - regime de trabalho dos professores (dedicação parcial ou integral);
5% - boa infraestrutura, de acordo com a opinião dos alunos;
5% - boa organização didático-pedagógica, segundo a opinião dos estudantes.
da Folha Online
A Justiça Federal condenou três ex-dirigentes do PMDB do Acre a devolver R$ 39,2 mil do fundo partidário que, segundo a decisão, foi usado irregularmente. O valor deverá ser corrigido monetariamente até a data do pagamento.
Foram condenados os ex-dirigentes Nabor Teles da Rocha Júnior e João Correia Lima Sobrinho, além de Armando Dantas do Nascimento, atual tesoureiro do partido. A reportagem não localizou nenhum dos três.
O fundo partidário é constituído por verbas públicas e destinado a subsidiar atividades partidárias.
Na decisão, a Justiça entendeu que não houve comprovação da aplicação correta das verbas e que a prestação de contas indicava diversas despesas, como a contratação de serviços de terceiros, pagamentos diversos e distribuição a diretórios municipais, entre outras.
Em entrevista ao jornal A Tribuna desta quarta-feira, 2, a diretora-acadêmica da Uninorte, Afra Maria, atribuiu parte da culpa aos alunos. Segundo a diretora, os estudantes que faltaram ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) contribuíram para a baixa nota da Uninorte.
Já o coordenador de Avaliações Institucionais do grupo Iuni - conglomerado que administra a Uninorte -, Carlos Raltw, optou por não atribuir culpas a ninguém. Apenas lembrou que há dificuldades para melhorar o desempenho dos alunos que chegam do ensino médio com graves falhas educacionais. O coordenador preferiu enfatizar que dados melhores irão aparecer nas próximas avaliações do MEC.
Ariany da Silva Vilhena, 19 anos, afirma que o ensino piorou depois da incorporação do Iesacre pelo grupo da Uninorte. “Poderíamos ter avançado mais pontos na avaliação do MEC”, diz. A Ufac avançou 10 pontos de 2007 para 2008, enquanto o Iesacre apenas dois. Mesmo assim, o Iesacre obteve avaliação superior ao de três universidades federais do Norte – a do Pará, Tocantins e Amapá.
A nota satisfatória do Iesacre é fruto do trabalho da equipe comandada pelo ex-diretor da instituição Sérgio Florido e da ex-diretora-acadêmica Zely Ambrós, que priorizavam a qualidade na seleção dos melhores professores do Acre. Muitos deles deixaram de compor o quadro da instituição, a exemplo de Nilson Euclides da Silva, mestre pela PUC de São Paulo.
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