segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Dubai inaugura o maior arranha-céu do mundo



Dubai deve inaugurar o maior prédio do mundo em meio a rigorosas medidas de segurança. Na véspera da inauguração, a altura verdadeira do Burj Dubai - Torre Dubai, em árabe - permanecia um segredo bem guardado.


Ultrapassando os 800 metros, o edifício superou seu rival mais próximo, o Taipei 101, em Taiwan. Em busca de recordes, os construtores do Burj não se contentaram com isto.


O edifício ostenta o maior número de andares e o andar habitado mais alto de todos os prédios do mundo, e ocupa o posto de estrutura mais alta do planeta, ultrapassando uma antena de televisão na Dakota do Norte. Seu observatório - no andar 124 - também é recordista. "Não sabíamos quão alto poderíamos chegar", disse Bill Baker, engenheiro estrutural do prédio, que está em Dubai para participar da inauguração. "Foi uma espécie de exploração. Uma experiência de aprendizado". Baker disse que, nos projetos preliminares, o Burj ultrapassava em 10 metros o recordista anterior, Taipei 101. A torre de Taiwan tem 508 metros de altura.

Agência Estado

Enviar para o Twitter

0 comentários: