segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

OCA e internet são apostas para otimizar atendimento do Detran

Jannice Dantas

Descentralização objetiva maior agilidade dos serviços

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Por entender que as atividades prestadas pelo Estado visam primeiramente a satisfação das necessidades essenciais da sociedade, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) proporciona agora a seus usuários mais duas formas de atendimento: uma concentrada na Organização das Centrais de Atendimento (OCA) e a outra através de serviços disponíveis no site do próprio órgão.

Desde dezembro do ano passado, 25 servidores foram deslocados para atender na OCA, onde diversos serviços são oferecidos pelo Detran, como alteração de dados, renovação, segunda via de documentos, transferência de prontuário de outro Estado, abertura do processo de primeira habilitação, autorização e habilitação para estrangeiro, obtenção da carteira nacional de habilitação (CNH) definitiva, indicação de real condutor, "nada-consta" e permissão internacional para dirigir (PID).

O usuário pode contar também com serviços de comunicação de venda do veículo, emissão de guias de arrecadação de IPVA, seguro obrigatório, licenciamento e multas, caso houver. Pode ainda entregar recursos e solicitar o parcelamento de multas.

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