AUTOATENDIMENTO

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Jornal O Rondoniense contrata pesquisa de opinião sobre eleições de Rio Branco (AC)



De Porto Velho (RO), o jornal O Rondoniense vai divulgar na terça-feira (23) pesquisa sobre a corrida eleitoral da capital acriana, Rio Branco. 

O questionário registrado junto à Justiça Eleitoral do Acre é sucinto, traz questões como sondagem do voto espontâneo e estimulado e sobre a rejeição dos candidatos Marcus Alexandre (PT) e Tião Bocalom (PSDB) - que concorrem no segundo turno do pleito municipal 2012.

Diferente do questionário do instituto Ibope, que será divulgado nesta sexta-feira (18) no Jornal do Acre (Rede Globo), o instituto Fonte Real não estimula o cruzamento de informações sobre o voto de primeiro turno com a intenção de voto no segundo turno.

Esse cruzamento do Ibope pode ser fonte de manipulação de dados, uma vez que tende a afirmar que determinado número de eleitores, a título de exemplo, que votaram em Fernando Melo (PMDB) no primeiro turno estaria mais disposto a votar em determinado candidato no segundo turno, assim buscando influenciar o eleitor indeciso e com tendência de mudar de posicionamento.

Ibope também não explica se ou como faria tal cruzamento ou ainda se divulgará o resultado deste ou manterá em sigilo.

Caso Fonte Real acerte os números indicados na pesquisa poderá desbancar o tradicional Ibope que permanece com o histórico de nunca ter acertado um único resultado no Acre. 

Na última eleição, realizada no começo desse mês de outubro, o Ibope da Rede Globo voltou a errar por 10 pontos percentuais. Apontou que Tião Bocalom teria 34% dos votos válidos, contudo, o tucano obteve 43,85%. O mesmo erro de 2010, quando Ibope apontou Bocalom com 39%, mas ele obteve 49% - sempre o equivoco de 10%.



Nenhum comentário: