AUTOATENDIMENTO

domingo, 14 de outubro de 2012

Apesar de errar números do 1º turno, Ibope realiza nova pesquisa sobre eleições de Rio Branco




Pela quarta eleição consecutiva, o Instituto Ibope erra números da intenção do voto do eleitorado acriano que opta pela oposição ao governo do PT.

Nas eleições de 1º turno realizadas no domingo (07), o Instituto voltou a demonstra números que não se confirmaram nas urnas. Apontou que Tião Bocalom (PSDB) teria apenas 34% dos votos válidos, encerradas as apurações, o psdebista obteve 43,85% dos votos válidos, quase 10% a mais que o apontando pelo instituto.

Como nas eleições de 2010 para governo, o Ibope acerta somente os números do PT, apontou que Tião Viana (PT) teria entre 48% e 52% dos votos válidos, algo que foi confirmado nas urnas. No último dia 07, apontou que Marcus Alexandre (PT) teria entre 47% e 53%, já que a margem de erro foi de 3%, novamente foi assertivo, ele obteve 48%.

Ao julgar pela lógica estabelecida pelo próprio instituto, caso o eleitor de oposição queria saber o número correto de seu candidato, deverá acrescentar até 10 pontos percentuais ao número que for divulgado na próxima sexta-feira (19), já que o nexo é observado há quatros eleições seguidas, virou caso de padronização. Em 2010, por exemplo, o Ibope apontou Bocalom com 39%, mas nas urnas, ele obteve 49%.

Mais uma vez, a pesquisa foi encomendada pela TV Acre (Rede Globo) ao valor de R$ 36 mil. A emissora é a principal beneficiada com a luta do PT para que o resultado do referendo realizado há dois anos não seja executado, e, que se mantenha o horário escolhido por projeto de autoria do petista Tião Viana, quando senador da República.

A quarta e quinta perguntas, se cruzada com outros itens do questionário de pesquisa, ao julgar pela tendência de apoio do Ibope ao PT, poderá demonstrar que os eleitores que votaram nos demais candidatos de oposição estariam mais dispostos a migrar para Marcus Alexandre nesse segundo turno do que para Bocalom, uma lógica inversa.

Pelos números oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somados todos os votos dados aos candidatos de oposição no domingo (07), tem-se uma diferença de 6.004 de vantagem da oposição sobre o PT: 91.286 x 85.282.

No interior do Estado, a oposição ao petismo também foi vitoriosa com 13 eleitos contra apenas 08.

Leia:

P04) Durante a campanha o eleitor pode conhecer melhor os candidatos e suas propostas e mudar sua decisão de voto. Pelo que tem visto até este momento, o(a) sr(a) acha que seu voto para Prefeito de Rio Branco ainda pode mudar ou já é definitivo? (RU)
1( ) Ainda pode mudar
2( ) É definitivo
8( ) Não sabe
9( ) Não respondeu

P05) [DISCO 2] Em qual destes candidatos a Prefeito de Rio Branco o(a) sr(a) votou no primeiro turno das eleições, no dia 07 de outubro? (RU)
01( ) Antonia Lucia
02( ) Fernando Melo
03( ) Leôncio Castro
04( ) Marcus Alexandre
05( ) Professora Peregrina
06( ) Tião Bocalom
96( ) Não votou no 1º turno
97( ) Ninguém/ Branco/ Nulo
98( ) Não sabe
99( ) Não respondeu




Nenhum comentário: