segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A Delta Agência de Pesquisa desbanca Ibope e acerta resultado das urnas em Rio Branco

Gina Menezes, da Agência ContilNet

O levantamento realizado pelo instituto de pesquisa Delta, divulgado dois dias antes da votação do segundo turno das eleições 2012 em Rio Branco, na sexta-feira, 26, o candidato da Frente Popular do Acre (FPA), Marcus Alexandre (PT), com 48% das intenções de voto contra Tião Bocalom (PSDB), da coligação Produzir Para Empregar, com 47,11%.

Considerando somente os votos válidos, foi verificada a precisão dos números apresentados, já que Marcus Alexandre (PT) teria 50,6% e Tião Bocalom 49,4%, números impressionantementes próximos aos apurados nas urnas neste domingo, 28 e outubro, onde Alexandre obteve 50,77% dos votos e Bocalom 49,23%.
O levantamento, que teve 900 entrevistados, e margem de erro de 3%, foi alvo de ironias do secretário de Comunicação do Governo do Estado, Leonildo Rosas, que preferiu desacreditar das empresas envolvidas no levantamento (Contilnet/Delta) antes mesmo dos números serem divulgados, segundo post feito em sua página no Facebook.

Comparando com o levantamento realizado no mesmo período por outro instituto, no caso o Ibope, a pesquisa Contilnet/Delta teve um acerto de mais de seis pontos percentuais, o que mostrou a seriedade das empresas envolvidas.

Enviar para o Twitter

0 comentários: