AUTOATENDIMENTO

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Desfile publicitário marca pré-lançamento da Semana de Comunicação IESACRE/UNINORTE


O pré-lançamento da Semana de Comunicação das faculdades Instituto de Ensino Superior do Acre – IESACRE e União Educacional do Norte - UNINORTE, foi marcando, nesta quarta-feira, 8, por um desfile publicitário organizado pelos acadêmicos de Comunicação Social da UNINORTE em parceria com uma loja de roupas da capital. O desfile apresentou tendências que prometem marcar a moda da estação.

A pista de dança do Restaurante e Pizzaria Piola, local do evento, ficou pequena para comportar o público que conferiu a comunicação musical da acadêmica de publicidade, DJ Cláudinha Bártholo. A coordenadora do curso de publicidade e propaganda, Larissa Costa Silva, 27 anos, resume o espírito da noite “foi tudo muito agitando, muita festa, muita alegria”.

“Isto é apenas uma prévia” diz a estudante de jornalismo, Julie Messias, 23 anos, ao fazer referência ao que espera da "Semana de Comunicação", que ocorre no período 13 a 18 próximos, no prédio da UNINORTE, BR-364 km 02. Julie finaliza afirmando “essa semana vai abrir novos horizontes para o jornalismo e a publicidade acriana”.

Mudança no crédito educativo - FIES


Até o final de abril, o ministro da Educação, Fernando Haddad, encaminhará ao Congresso Nacional proposta com o objetivo de reestruturar o sistema de financiamento do Ensino Superior. Além de reduzir o custo final do crédito, a intenção é usar esse instrumento como um bônus aos estudantes de Medicina e de licenciaturas (médicos e professores) que trabalharem nas periferias mais carentes do país, atendendo na rede pública de saúde e educação.
Nesse caso, cada mês trabalhado teria desconto mensal de 1% sobre o saldo devedor do crédito educativo.


As alterações no crédito educativo foram antecipadas pelo ministro Fernando Haddad ao ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (PDT), ao deputado Paulo Pimenta (PT) e ao presidente da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, Luiz Noé (PSB).
O Conselho Monetário Nacional já autorizou a redução de 9% para 3,5% do juro anual para o Fies (presente e passado). A Caixa Federal é o agente do Fies e ainda não definiu como aplicará essa decisão do CMN.


No Brasil, são 400 mil universitários com contratos do Fies, dos quais quase 50 mil no Rio Grande do Sul. Em Cruz Alta, são 475 acadêmicos, informa o presidente da Câmara, Luiz Noé, formado graças ao financiamento.


Fonte: Coluna da Ana Amélia Lemos no jornal Zero Hora de quinta-feira, 2 de abril.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

9h40min, efeito da chuva no Parque da Maternidade

Veja vídeo

O representante comercial, Hélio Clay, registrou o resultado da chuva, na manhã desta quarta-feira, no Parque da Maternidade em Rio Branco.

Pré-lançamento da Semana de Comunicação IESACRE/UNINORTE ocorre nesta quarta-feira.


Ocorre nesta quarta-feira (8), às 20h, no Restaurante e Pizzaria Piola, o pré-lançamento da Semana de Comunicação 2009 dos cursos de Jornalismo, e de Publicidade e Propaganda do IESACRE/UNINORTE.
Com programação diversificada, que vai da realização de palestras a oficinas de comunicação, o evento tem como tema “A Comunicação no Contexto Amazônico”. Acontece no período de 13 a 18 de abril, e as inscrições seguem abertas até dia 13, segunda-feira.
Segundo o Professor Evaldo Pereira, um dos coordenadores da “Semana”, o pré-lançamento é aberto ao público, que poderá conferir um desfile de moda organizado por acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda.

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terça-feira, 7 de abril de 2009

Entenda as propostas do MEC para o novo Enem

Prova unificaria o vestibular das universidades federais, tendo validade nacional

Da Redação com Lisandra Paraguassú, de O Estado de S. Paulo

O Ministério da Educação propôs aos reitores das universidades federais que o vestibular seja substituído por um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante faria, em qualquer Estado, teste com validade nacional e escolheria curso e instituição segundo a nota obtida.

Apesar de o MEC ter passado a ideia de que os reitores das federais já concordaram em ter o Enem pelo menos como uma primeira etapa dos vestibulares, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) diz que o assunto nem mesmo começou a ser debatido. Uma das resistências é o atual formato do Enem, considerado pouco abrangente quando comparado à seleção feita pelas federais.
Entenda as propostas para o novo Enem:

Unificação: O vestibular seria substituído por uma única prova, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ampliado

Prova nacional: A prova valeria para todo o País. O estudante poderia fazer o teste em qualquer Estado e se candidatar às diferentes universidades federais do Brasil. Hoje cada universidade realiza seu processo seletivo com provas e datas diferentes

Escolha posterior: O aluno não precisaria optar por um curso ao se inscrever. Ele faria a prova geral e, com o resultado, poderia decidir o curso que prefere

Segunda fase: Alguns cursos poderiam ter uma segunda fase, com uma avaliação de habilidades específicas da profissão escolhida. A necessidade seria definida pela concorrência e grau de conhecimento necessário para o curso

Mais questões: A prova do Enem seria maior. Hoje são apenas 63 questões e uma redação

Complexidade: As questões passariam a incluir respostas dissertativas, além das de múltipla escolha

Mais áreas: A avaliação contaria com conteúdos específicos, além das questões de conhecimentos gerais

Mobilidade: Mudança permitiria que um candidato do Acre estudasse em São Paulo e vice-versa, aumentando a mobilidade. Hoje, para que isso aconteça, o aluno precisa sair de seu Estado para fazer o vestibular no local determinado pela universidade escolhida
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segunda-feira, 6 de abril de 2009

Inscrições para Semana de Comunicação IESACRE/UNINORTE estão abertas até segunda, dia 13

As inscrições para Semana de Comunicação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do IESACRE/UNINORTE estarão abertas até a próxima segunda-feira, dia 13. Interessados podem procurar o COEX (Coordenação de Extensão), Bloco B sala 25A – Campus Cidade Universitária Uninorte, BR-364. As inscrições variam de R$ 10,00 a R$ 25,00.

A Semana de Comunicação 2009 ocorre no período de 13 a 18 de abril, com o tema “A Comunicação no Contexto Amazônico”. Programação consta a realização de palestras, mesas-redondas, exposições de trabalhos acadêmicos e quatro oficinas.

Já estão confirmadas as presenças da assessora de Comunicação Institucional da Vivo, jornalista Andréia Cardoso, que fará a abertura no dia 13, com a palestra “O papel do comunicador nas empresas”; da gerente de Marketing da Focus Comunicação Estratégica, publicitária Viviane Bertolini, que ministrará a palestra “Propaganda e Marketing: da faculdade ao mercado de trabalho” no dia 15; e do diretor do Departamento de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), José Carlos Torves, que ministrará palestra sobre a “Formação Superior em Jornalismo”, no dia 17.

Além das palestras, duas mesas-redondas serão realizadas: uma na terça-feira, 14, com o tema “Ética nas profissões de Jornalista e Publicitário”, e a outra quinta-feira, 16, “Mercado de trabalho para Jornalistas e Publicitários em Rio Branco”. As atividades práticas e exposições serão realizadas no hall do Campus Cidade Universitária da UNINORTE, das 18 às 19 horas e as palestras e mesas-redondas ocorrerão no auditório da instituição, sempre a partir das 19 horas. As oficinas ocorrerão no dia 18, sábado, de manhã e à tarde.
Fonte: Coordenação de Jornalismo IESACRE

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Deu na Folha: Usar Orkut e Twitter no trabalho aumenta produtividade, diz estudo


Redes sociais como o Twitter e o Facebook podem ajudar no desempenho dos funcionários em empresas. É o que afirma um estudo australiano que mostra que navegar na internet para diversão enquanto se está no escritório aumenta a produtividade.

Segundo a agência de notícias Reuters, a pesquisa da Universidade de Melbourne mostrou que pessoas que usam a internet por razões pessoais no trabalho são cerca de 9% mais produtivas que aquelas que não usam.

O autor do estudo, Brent Coker, do departamento de administração e marketing da instituição, disse que "as pessoas precisam sair um pouco do trabalho para trazer de volta a concentração necessária para suas atividades".

"Paradas rápidas, como para uma rápida navegada na internet, faz com que a mente descanse, o que posteriormente a torna capaz de se concentrar mais durante o trabalho e, como resultado disso, a produtividade aumenta", afirma Coker.

Ele diz que as empresas costumam gastar muito dinheiro em programas para bloquear sites de vídeo, de compras e de relacionamento, com o pretexto de que isso custa muito em perda de produtividade.

"Mas as coisas não acontecem sempre desta maneira", diz o autor, complementando que as pessoas que foram analisadas navegavam por estes sites com moderação durante o horário de trabalho, por cerca de 20% de todo período.

Fonte e autor: Folha Online

quinta-feira, 2 de abril de 2009

É de notícias boas que o Brasil precisa, inclusive através da propaganda


O novo Plano Nacional de Habitação do Governo Federal é notícia na nova campanha da Construtora Tenda, em veiculação desde a última quinta-feira, 26 de março. As mensagens foram criadas pela agência Fala!, enfatizando as novas facilidades implantadas para que brasileiros adquiram imóveis para residir, em vez de pagar aluguel.

Protagonizada pelo jornalista Marcelo Rezende, a estratégia de comunicação adota o esteriótipo das notícias de última hora apresentada sem jornais televisivos, com a intenção de transformar o fato em material de imprensa, embora o formato seja o da publicidade, no bom estilo publieditorial.

A campanha compreende anúncios em jornais, spots e filmes para TV aberta. No “Plantão Tenda”, filme exibido em intervalos do Jornal Nacional, Rezende informa, "diretamente de Brasília", que a construtora possui milhares de apartamentos prontos, só esperando morador."

As construtoras que são de fato voltadas para a baixa renda vão poder mostrar agora todo o seu potencial e cumprir o seu papel. E o pacote vai dar condição de acesso aos clientes”, declara Carlos Trostli, presidente da Tenda, em comunidado enviado ao Portal da Propaganda, referindo-se às novas medidas adotadas pelo Governo para estimular aaquisição de móveis sem que a despesa com as prestações inviabilize o orçamento dos cidadãos.

A Fala! também é responsável pela criação do Guia Prático Tenda para Sair do Aluguel, que acompanha as demais peças de divulgação da campanha.
Informações enviadas por assessoria de imprensa e postadas, sob adaptação, por Amanda Camasmie.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Imazon divulga números do desmatamento na Amazônia

Dados são referentes ao mês de fevereiro de 2009

Em fevereiro de 2009, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) registrou 62 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Um valor similar ao registrado em fevereiro de 2008 quando o desmatamento somou 63 quilômetros quadrados. Os dados são do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia).


O desmatamento acumulado de agosto de 2008 a fevereiro de 2009 totalizou 749 quilômetros quadrados. Em relação ao desmatamento ocorrido no mesmo período do ano anterior (3.579 quilômetros quadrados) houve uma redução de 79%.Em fevereiro de 2009, o desmatamento foi maior em Mato Grosso (65%), seguido por Pará (25%), Roraima (4%), Amazonas (4%) e Rondônia (2%).


Não foi possível monitorar 66% da Amazônia Legal devido a ocorrência de nuvens nas imagens MODIS dessas áreas. A região não-mapeada está em grande parte nos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará e em algumas áreas no Mato Grosso e Tocantins. Além disso, a parte do Maranhão que integra a Amazônia Legal não foi analisada.


A degradação florestal, oriunda de áreas que sofreram intensa exploração madeireira e ou que sofreram fogo florestal, atingiu 37 quilômetros quadrados em fevereiro de 2009. Desse total, a maioria (75%) ocorreu em Mato Grosso, seguido do Pará com 15%, Rondônia com 9% e Acre com 1%


Fonte: Imazon

terça-feira, 31 de março de 2009

Drogaria Popular e Hoje Cosmetics lançam revista informativa


A Drogaria Popular e Hoje Cosmetics distribuem, a partir de 1º de abril, uma revista informativa com dicas de saúde e beleza. O lançamento ocorre nesta quarta-feira, às 10h, na loja da Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Palácio Rio Branco.

Com o título de capa “A beleza exótica de Jaqueline Khury” - modelo paulista que participou da oitava edição do Big Brother Brasil, a revista objetiva informar, entreter e disseminar cultura. Matérias e reportagens sobre beleza, moda, saúde, casa, culinária, turismo e astrologia podem ser conferidas na Revista Drogaria Popular e Hoje Cosmetics, com distribuição gratuita.

O proprietário das empresas, Edson de Oliveira, ressalta a importância de manter sintonia com o público consumidor e lembra a finalidade do impresso: “O objetivo da revista é levar mais informações aos nossos clientes, e, também, mostrar a variedade de produtos que disponibilizamos para a população”.


Clique e confira versão eletrônica.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Parentes lembram 1 ano da morte de Isabella com missa

Uma missa realizada na manhã de ontem na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, na zona norte de São Paulo, lembrou o primeiro ano da morte de Isabella Nardoni, de 5 anos. Quinhentas pessoas, entre parentes e amigos, compareceram à cerimônia celebrada pelo padre Humberto de Carvalho, o mesmo que havia batizado a menina, na Paróquia São Francisco Xavier, no Jardim Japão.


Isabella morreu ao ser jogada da janela do apartamento onde moravam o pai, Alexandre Nardoni, e a madrasta, Anna Carolina Jatobá. Acusado do assassinato da criança, o casal está preso há 11 meses nos presídios de Tremembé, a 147 km da capital e deve ir a júri popular.
A mãe de Isabella, Ana Carolina Oliveira, assistiu à missa na primeira fila, ao lado dos pais e na companhia de Massataka Ota, pai de Ives Ota, sequestrado e morto aos 8 anos, em setembro de 1997. Assim como a mãe, várias pessoas usavam uma camiseta com a foto de Isabella e os dizeres "para sempre nossa estrelinha". "É um dia difícil, mas a gente supera", disse Ana Carolina. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte e autor: Yahoo

domingo, 29 de março de 2009

Na contramão da ciência. Gays precisam de tratamento, acreditam terapeutas britânicos

Foto:/AFP

PARIS, França (AFP) - Em pleno século XXI, terapeutas britânicos ainda propõem tratamentos para ajudar os gays a virarem heterossexuais, contra qualquer prova de que tal medida tenha utilidade e não seja nociva, de acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira pela revista especializada "BMC Psychiatry".

Esses tratamentos tiveram seu apogeu na Inglaterra, nas décadas de 1960 e 1970, mas há muito tempo a orientação homo ou bissexual não é mais considerada uma doença mental, sobretudo, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A equipe de pesquisadores de Londres, liderada pelo professor Michael King, pediu a mais de 1.400 profissionais de Saúde Mental (psiquiatras e psicólogos eram quase metade), que tentassem mudar a orientação sexual de um cliente, caso lhes fosse pedido - 1.328 questionários puderam ser analisados.

Apenas um em 25 (4%) disse que o faria, mas um a cada seis (17%) indica ter ajudado pelo menos um cliente a reprimir suas tendências "gays", ou "lésbicas", geralmente pela terapia. O estudo não revelou sinal de um declínio dessas práticas no período recente.

Além de sua ausência de eficácia demonstrada, esse tipo de tentativa "pode ser, realmente, perigosa", advertiu King, acrescentando que "é, então, surpreendente que uma minoria significativa de notáveis ainda ofereça esse tipo de ajuda a seus clientes".

Os terapeutas apresentaram algumas razões para justificar sua atitude, indo de opiniões morais, ou religiosas pessoais sobre a homossexualidade até o desejo de ajudar pacientes que sofrem discriminação.
Os pesquisadores, especialistas em Saúde Mental, também observaram um certo "grau de ignorância" sobre a ausência de eficácia dessas terapias - em particular, nenhum artigo comparativo científico foi escrito sobre o tema.

O professor King ressalta que a melhor maneira de ajudar os pacientes é lhes mostrar que não há absolutamente nada de patológico em sua orientação sexual, cabendo aos profissionais da área e à sociedade ajudá-los a enfrentar os preconceitos dos quais são objeto.
Fonte e autor: Yahoo.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Faculdades federais podem ter vestibular único neste ano


A proposta de um vestibular unificado para as universidades federais pode começar a vigorar ainda neste ano. Essa é a intenção do ministro da Educação, Fernando Haddad. Se os reitores concordarem, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009, já modificado, seria aplicado em outubro. O modelo também poderia incluir qualquer instituição de ensino particular que queira aderir. Conforme o jornal O Estado de S. Paulo antecipou ontem, o Ministério da Educação planeja ampliar o Enem e torná-lo uma prova nacional de seleção para todas as universidades federais.

O modelo que está sendo pensado no MEC inclui uma ampliação do Enem. Hoje, são 63 questões objetivas e uma redação. "Queremos uma prova que combine o vestibular e o Enem, corrigindo as distorções. O Enem pergunta bem, mas carece de conteúdos. O vestibular tem conteúdo, mas distorce na hora de perguntar. Queremos julgar a capacidade analítica do estudante", disse Haddad.

Em reunião, na quarta-feira (25), com a direção e a comissão de desenvolvimento acadêmico da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a proposta foi apresentada pela primeira vez a um grupo de reitores das federais. "Não vejo objeção para que isso seja feito, mas vai necessitar de um grande esforço do MEC e do Inep. Será necessário que as universidades participem de todo o processo", avaliou o presidente da Andifes, Amaro Lins. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Fonte e autor: Yahoo

quinta-feira, 26 de março de 2009

Acriano sempre se escreveu com “i”

Edmilson Alves

Não existe reforma ortográfica que tenha alterado a regra

O novo acordo ortográfico, em vigor desde o primeiro dia de 2009, tem marcado inúmeras dúvidas e confusões.

No Acre, em especial, tem perturbado jornalistas e leitores. Muitos pensam que a nova reforma alterou a grafia das palavras: acriano e acriana. Elas nunca mudaram, permanecem com vogal “i”, como sempre determinou a norma culta da Língua Portuguesa, que tem, na Academia Brasileira de Letras, sua guardiã.

Não se sabe, ao certo, onde toda polêmica começou. O certo é que críticas não param àqueles que escreviam “acreano” com “e” e, agora, decidiram escrever em acordo com a regra que sempre existiu.

Segundo Batista de Sousa, 64 anos, professor aposentado pela Universidade Federal do Acre – UFAC, diz que em um passado remoto alguém que desconhecia as regras gramaticais, decidiu escrever acreano com “e”. Daí virou tradição escrever errado. Até mesmo, a escola pública “Colégio Acreano” traz o erro em sua fachada.

Marcos Luís Alves Batista, 35 anos, especialista em Língua Portuguesa pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – CEUB, explica a regra: “acriano, que é um adjetivo pátrio, sempre foi grafado com “i”. Exemplo, quem nasce no Iraque é Iraquiano”, e quem nasce no Acre é “acriano” [com “i” e não com “e”]. Portanto, a regra é válida, também, para os acrianos.

Depreende-se, assim, que na hora de prestar vestibular, concurso público, ou na realização de trabalhos acadêmicos, lembre-se, caro leitor, de que é imprescindível a forma mais adequada, já que a maioria das defesas de teses prezam pela norma culta da língua.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Desafio Sebrae lança jogo 2009


Victor Augusto – Estagiário da Ascom/Sebrae

Muita descontração em um ambiente cheio de gente jovem reunida e com muita garra para enfrentar desafios e superar no mundo dos negócios. O motivo foi que na noite da ultima terça-feira (24), a equipe do Sebrae em parceria com Banco do Brasil e Hoje Cosméticos realizaram o lançamento do Desafio Sebrae no Campus Universitário da UNINORTE.

Este ano o Desafio Sebrae está completando dez anos, sua principal intenção é despertar o lado empreendedor de todo acadêmico que participe da atividade. Através de simulações os participantes tem a oportunidade de administrarem situações do dia-a-dia de uma empresa de verdade.

“O Desafio é uma atividade desenvolvida pelo Sebrae voltada para a área acadêmica, onde os futuros profissionais tem a oportunidade de saber como lidar com a administração de um negocio, despertando o seu lado empreendedor. Outra novidade que essa atividade trás, é que o Desafio Sebrae também esta aberto para alunos do ensino médio, abrangendo ainda mais o campo de participantes e quem sabe futuros donos de empresas” afirmou Janaina Feitosa, coordenadora do Desafio Sebrae no Acre.

A animação ficou por conta do artista Ivan de Castela, que em momento algum deixou os acadêmicos parados e com diversas brincadeiras. Quem passava pelo how de entrada da instituição se deparava com diversos pares de tênis levando ao caminho de um futuro empreendedor.

“É extremamente importante que os colegas acadêmicos e os alunos do ensino médio participem do Desafio Sebrae, pois é uma oportunidade única de tentar despertar seu lado empreendedor dentro da instituição de ensino, alem de ter a oportunidade de participar das demais fases do jogo, podendo conhecer outro pais e expandir o conhecimento” disse Lucivânia Catar, acadêmica de jornalismo e ganhadora do prêmio de lançamento.

O Desafio Sebrae é uma realização do Sebrae em parceria com o Banco do Brasil, UNINORTE/ IESACRE, FAAO e Hoje Cosméticos no Acre. As inscrições estão abertas, os interessados devem acessar: ( clique: http://www.desafio.sebrae.com.br/Script/SbrFiquePorDentro.asp ) e para maiores informações devem ligar para 0800 570 0800.