AUTOATENDIMENTO

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Senador do Amazonas apela por ajuda aos haitianos no Acre

O senador João Pedro (PT-AM) manifestou em Plenário, nesta quinta-feira (17), sua solidariedade a imigrantes haitianos chegados ao Brasil nos últimos meses devido à tragédia causada por um terremoto em janeiro de 2010 naquele país.

João Pedro conclamou os senadores, especialmente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, a formarem uma comissão para verificar nas cidades de Brasileia, Assis Brasil e Epitaciolândia, no Acre; e também em Tabatinga, no Amazonas, as péssimas condições de vida a que estão submetidos os imigrantes haitianos.

- Estou fazendo um apelo primeiro para que uma comissão de senadores visite esses locais, porque a situação dos haitianos que chegaram ao Brasil, com relação às condições de moradia e de vida é muito ruim. Tenho relatos da imprensa segundo os quais estão passando fome e sede - disse.

Ao final de seu discurso, João Pedro informou o envio de ofício ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre o assunto.

Já o senador acriano Aníbal Diniz (PT), que na semana passada disse que o Itamaraty precisava intervir para barrar a entrada de haitianos no Brasil, falou da delicada situação afirmando que o Brasil é um país solidário. De acordo com Diniz, o Governador do Acre, Tião Viana (PT), se desloca com equipe de governo para região de Brasileia afim de acompanhar o problema. “Estamos diante de uma situação nova e de uma realidade ultra delicada, que é a de um município do interior do Acre que não está preparado para uma situação dessa magnitude. Então, nós estamos tratando da complexidade do problema e não julgando o problema aleatoriamente”, disse o acriano.

Nenhum comentário: