AUTOATENDIMENTO

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Sisu: Medicina da Ufac é quinto mais concorrido do Brasil

Segundo pronunciamento nessa terça-feira (08) do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) é o quinto mais disputado de todo o País com nota de corte de 738. Em 2012, a primeira colocada desse mesmo curso da Ufac obteve apenas 735, abaixo da nota mínima de 2013.

O primeiro mais concorrido do Brasil é o curso de medicina da Universidade federal do Ceará com nota mínima de 781.


No ano passado, a seletiva para o curso de medicina da Ufac foi marcado por muita confusão e inúmeras chamadas para preenchimento das vagas disponíveis. Na primeira tentativa nenhum dos 40 aprovados apareceu para matrícula. A Ufac não utilizou o Sisu (Sistema único de Seleção) em 2012, realizou seletiva em processo distinto ao utilizado pelo MEC.

Como o processo de inscrição do Sisu vai até sexta-feira (08) a disputa pode se acirrar ainda mais.

Nota de corte para negros e deficientes são as mais baixas

Os candidatos que optam pelas vagas reservadas as ações afirmativas do tipo negro e portadores de deficiências para Universidade Federal do Acre (Ufac) através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem concorrer com as menores notas comparadamente as outras modalidades disponíveis.

Nesta terça-feira (08) -  primeiro dia de divulgação da nota de corte – no curso de Direito da Ufac o descredenciamento para negros é de 648 enquanto para as vagas gerais sobe para 694.

Já para Medicina, o portador de deficiência com possibilidade de seleção deverá ter nota mínima de 682 ao mesmo tempo em que os concorrentes por vagas de ampla concorrência deverão possuir o mínimo de 738.
Conhecendo as notas mínimas por curso e respectiva modalidade de seleção, os candidatos podem alterar suas opções até esta sexta-feira (11), prazo final para inscrição no Sisu.

As notas de cortes mudam diariamente de acordo com o número de concorrentes inscritos e média das notas individuais dos competidores.  Terá validade a nota mínima do último dia de seleção.


3 comentários:

Unknown disse...

Eh... Quem tava achando que ia colocar pra medicina na ufac e não ter concorrentes, se quebrou. Não conseguiu passar na sua cidade? Relaxa: a nota de corte cai absurdamente na segunda, terceira, etc., chamadas. Você desperdiça sua chance no Acre ( sendo que a concorrência fez da ufac uma universidade difícil de entrar) e um cara com uma nota menor que a sua passa na sua cidade, enquanto vc se taca pro fim do mundo. Deixe sua escolha na sua cidade: nota cai bastante! Em alguns Estados, como Ceará, MInas Gerais, entre outros, a nota de corte nessas chamadas cai para abaixo de 7. Muita gente passa com 6.6. É uma questão de Administração. O estudante não tem a real noção do que signifique mudar de Estado e perde a oportunidade de ficar em casa, por puro amadorismo.

Unknown disse...

A nota de corte da UFPI tá menor do que a nota pra passar pro Acre, também em medicina.

Unknown disse...

Hoje é o último dia do SISU e tem gente achando que o Acre não vai ser concorrido...