AUTOATENDIMENTO

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Anvisa cria sistema de alerta para que farmacêuticos denunciem riscos sanitários


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) opera a partir dessa quinta-feira (31) o VISAlerta -  espaço virtual destinado à comunicação de riscos em vigilância sanitária com o objetivo de compartilhar informações fornecidas por profissionais da área de saúde com à sociedade brasileira.


O sistema já está disponível  no hotsite do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) e  o primeiro alerta publicado refere-se a blocos de notificação de receita extraviados no estado do Rio de Janeiro, com isso se faz necessário que os profissionais da área avisem a Vigilância Sanitária de sua cidade caso recebam receitas azul do tipo B com numeração entre DG 122931 e DG 123230, com origem daquela unidade federativa.


Destinado, principalmente, aos farmacêuticos que atuam em farmácias e drogarias, o comunicado tem como objetivo evitar o uso indevido dessas notificações. Além disso, pode ser utilizado como uma ferramenta de auxílio nas buscas e na investigação da possível infração sanitária e criminal.

Qualquer órgão de vigilância sanitária estadual, regional ou municipal poderá informar situações que possam produzir riscos sanitários.


No Acre, casos de atuação de médicos sem registro profissional poderão ser notificados ao VISAlerta.

Nenhum comentário: