AUTOATENDIMENTO

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

QUINARI. Família Gomes conquista quarta vitória consecutiva em eleições majoritárias.

Por Edmilson Alves
Quatro eleições e quatro vitórias. 1996, 2000, 2004 e 2008. A família Gomes, do município de Senador Guiomard ou Quinari como é mais conhecido, parece ser imbatível quando o assunto é eleição municipal. Manoel e James Gomes - o primeiro é pai do segundo - ganharam todas as eleições que disputaram nos últimos 12 anos.

Em 1996 Manoel Gomes foi eleito e fez da assistência social a sua bandeira. O trabalho a frente da prefeitura lhe garantiu a primeira e única reeleição da história do município no ano de 2000. Ele faleceria cerca de um mês após tomar posse. Nilza Gomes, esposa do falecido prefeito, afirma que o marido fez uma administração voltada para a habitação urbana e atenção aos mais carentes.
Essa atenção aos mais carentes pode ser encarada como populismo ou assistencialismo. Porém, tais métodos ficam ao critério interpretativo da própria população, soberana para escolher seus mandatários. Mas seja qual tenha sido a fórmula. O fato é que tem rendido bons resultados eleitorais que acabam por refletir nas duas eleições do filho.

Há quatro anos o prefeito eleito foi o empresário Celso Ribeiro, mas a família Gomes teve sua vitória assegurada com a candidatura de James na vice. Com o rompimento político de ambos, Gomes lança candidatura própria e derrota o antes aliado Ribeiro. Assim a família se mantém imbatível nas urnas e sai mais fortalecida, em 2009 voltam ao comando do poder municipal.


1996 – Manoel Gomes – eleito prefeito;
2000 – Manoel Gomes – reeleito prefeito (morre pouco depois de ser empossado);
2004 – James Gomes (filho de Manoel Gomes) é eleito vice-prefeito;
2008 – James Gomes – eleito prefeito.

Um comentário:

Odion Monte disse...

É assim que se faz um excelente futuro da nossa boa escrita, com jovens que pesquisam e dão boas opiniões as crônicas, contos, poemas e poesias, você está ajudando a formar um futuro com escritores de boas opiniões, assim como as suas. "Porreta"... Odion Monte.