AUTOATENDIMENTO

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Gugu vai a Missão Velha, minha terra natal

 Neste domingo, 26, o quadro do Programa do Gugu (Record), De Volta Pro Meu Aconchego, foi a minha cidade natal, Missão Velha (CE) - cidade histórica das velhas missões católicas de quase três séculos que resgarda o nascimento da Região do Cariri, sul do Ceará. O lugar é fervorosamente religioso e ajuda a abrigar as lendas de um homem que é tido como santo pela população nordestina, o Padre Cícero ou "Padim Pade Ciço" sintetiza a simbologia de um povo humilde, sofredor, mas que não perde a esperança por dias melhores. 

Dona de patrimônios naturais como a cachoeira de Missão Velha e de inúmeros pontos de concentração de fósseis, a cidade faz parte do único Geoparque da América Latina, que por definição da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) significa "entidades geológicas e paleontológicas de especial importância científica, raridade e beleza". Há cientistas que não têm dúvidas, o sertão nordestino já foi Mar. Em Missão Velha é fácil encontrar peixes fossilizados, o que atraí não só a comunidade estudiosa como também o contrabando especializado.

A visita de Gugu a cidade, retrata a diminuição do êxodo nordestino, marcadamente pelo fluxo de migração de sertanejos para o sudeste do país.  A situação começa a inverter-se e o nordestino passa a obter mais oportunidades de trabalho em sua terra natal. Durante as eleições de 2010, a região garantiu vitória folgada a então candidata de Lula à Presidência de República, Dilma Rousseff. Para quem nunca teve que se separar da família e se retirar do aconchego do seu lar em busca de uma vida material melhor pouco irá compreender a gratidão que o nordestino nutre pelo ex-presidente Lula da Silva.

Filha da rezadeira dona Lia, Sônia Silva chegou a passar fome e a morar nas ruas de São Paulo, agora retorna ao lar, Missão Velha. Uma lição de fé e esperança.
Assista o vídeo.


Nenhum comentário: