AUTOATENDIMENTO

sábado, 17 de julho de 2010

Sinjac discute mudanças climáticas em seminário

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre (Sinjac) realizou nos dias 14 e 15, no auditório da Assembleia Legislativa, o seminário “Noções Básicas Sobre Mudanças Climáticas para Jornalistas”, ministrado pelo cientista ambiental e professor do curso de mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da Universidade Federal do Acre (Ufac), Foster Brown.

Nos dois dias de realização do evento foram abordados pelo palestrante tópicos sobre “Como avaliar informações científicas”, “Como o clima da Terra funciona”, “Tópicos quentes de mudanças climáticas” e “Como comunicar a ciência de mudanças climáticas ao público”.

No final do evento foram sorteados cinco livros “Tão Acre II”, do jornalista José Chalub Leite. De acordo com o presidente do Sinjac, Marcos Vicentti, o evento teve o objetivo de promover a atualização do assunto sobre mudanças climáticas, conhecimento das mudanças do clima acreano, para o profissional avaliar e transmitir a informação científica e promover fortalecimento do jornalismo ambiental.

“Esse é mais um compromisso assumido pela nossa gestão de oferecer a oportunidade para os profissionais se qualificarem para melhorar a qualidade do produto jornalístico que é repassado à sociedade. É uma forma também de demonstrar que a nossa categoria está preocupada com as mudanças climáticas e que busca formas de melhor repassar essas informações para a população”, diz o presidente.

O Seminário faz parte de um projeto onde o sindicato pretende promover outras edições para tratar sobre a temática ambiental na região. “Somos comunicadores que vivem na Amazônia e pouco sabemos dessa região que é cobiçada e falada por todo o mundo. Em agosto estaremos realizando um seminário sobre Jornalismo Científico, em parceria com a Funtac”.

Nenhum comentário: