AUTOATENDIMENTO

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

ANVISA QUER MAIS CONTROLE SOBRE MEDICAMENTOS.

Por Edmilson Alves

Depois de impor mais rigor à venda de medicamentos controlados (2007/2008) - aqueles em que a receita é retida no ponto de venda - a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA estenderá os mesmos critérios às demais drogas legais, comercializadas em farmácias e drogarias em todo o Brasil. A Lei 11.903/2009, que cria o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos – SNCM, teve sua publicação no Diário Oficial efetivada no último dia 15 de janeiro, e será implantada gradativamente não devendo ultrapassar o prazo de três anos.

O novo sistema pretende monitorar todos os medicamentos produzidos e vendidos no País. Da fabricação ao consumo pela população.

O controle será informatizado e através da internet farmácias e drogarias deverão informar à ANVISA dados do comprador, médico e paciente. A intenção é ter controle sobre cada caixa de remédio. O controle já existe sobre os psicotrópicos – medicamentos que usado sem critérios pode levar a dependência química. O SNGPC - Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados foi implantado em 2007. No Acre está em funcionamento desde abril do ano passado. “O sistema nos dá mais segurança. Sabemos quem compra, seus dados são todos informados” disse a farmacêutica Edilene Sabóia.

Segundo dados do Ministério da Justiça o setor farmacêutico movimenta 10 bilhões de dólares ao ano. O novo controle poderá ter impacto negativo na arrecadação financeira desse ramo. A venda indiscriminada de remédios é uma realidade que eleva os lucros do setor, confirma um proprietário de drogaria que, constrangido, preferi não se identificar. “A venda sem receita é comum em qualquer drogaria do Acre”. Diz o dono da empresa que garante que quanto aos psicotrópicos a realidade é outra: “estes só mesmo com a receita. Não adianta o comprador insistir”. Finaliza.

Um comentário:

Mauro disse...

Parabéns pelo Blog. Sou farmacêutico e também tenho um blog sobre saúde www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com. Visite-nos, Obrigado.