AUTOATENDIMENTO

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Drogarias e farmácias têm até às 23h59 desta sexta-feira para deixar de comercializar inibidores do apetite, diz Anvisa

Encerra-se nesta sexta-feira (09), prazo para que drogarias e farmácias de todo o País deixe de comercializar medicamentos à base das substâncias anfepramona, femproporex e mazindol – inibidores do apetite – que passam a ser proibidos em todo o território nacional por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Ressaltamos que o prazo para a interrupção da comercialização destes medicamentos finaliza em 09/12/2011. Desta forma, até essa data o estabelecimento farmacêutico que desejar poderá continuar com as movimentações de compra e dispensação destes medicamentos e escriturá-las normalmente no SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados), diz a Anvisa.

A partir do sábado (10), farmácias e drogarias devem escriturar a saída destes produtos com o motivo de “Perda por apreensão/recolhimento pela VISA”, que é uma das opções permitidas pelo SNGPC.

Os medicamentos que sobrarem devem ser entregues por drogarias da capital acriana, Rio Branco, a Vigilância Sanitária do município. As drogarias do interior devem devolvê-los a Vigilância Estadual, exceto as de Cruzeiro do Sul, pois, nesta cidade o sistema de vigilância é municipalizado. Todas as farmácias do Acre, inclusive, as da capital, ficam subordinadas ao sistema estadual.

Nenhum comentário: