AUTOATENDIMENTO

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Lula deixa herança ‘maldita’



Na prática, Lula gastou o que FHC economizou e faz mais - gasta o dinheiro que deveria ser utilizado pelo futuro presidente, seja Serra, Dilma ou Marina.


Dívida bruta de 64% do PIB, a maior dos últimos dez anos

Importante indicador da saúde fiscal de qualquer país, a dívida bruta - que é a dívida total do setor público - pode chegar a 64,4% do PIB no fim de 2010, o maior patamar em dez anos.


Essa herança do governo Lula para seu sucessor teria sido turbinada pelas operações batizadas de "empréstimos" que o Tesouro vem realizando com o BNDES desde o ano passado, por meio da emissão de títulos públicos.O crescimento robusto da dívida bruta - decorrente do aumento da dívida interna, já que a externa corresponde a apenas 3,4% do PIB - é visto com preocupação por muitos analistas.


A crise global de 2009 abriu espaço para uma mudança radical de postura do governo do PT em relação às contas públicas. O acúmulo de superavits, que serviam para reduzir a dívida em relação ao PIB, foi substituído por uma combinação de aumento dos gastos com expansão do crédito por meio do crescimento da dívida pública.

Nenhum comentário: