AUTOATENDIMENTO

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Sobre as luzes do atraso



Em 2010, até crianças de 5, 6 anos já sabem utilizar ferramentas simples de informática. Mas o sistema público de Saúde brasileiro ainda vive sobre as luzes do século dezenove.
.
Nesta campanha de vacinação contra a gripe suína constata-se que livros de registros e cartões de vacinação - em papel e escritos a caneta – são ferramentas de controle de Saúde.
.
.
Um atraso que garante ineficiência, corrupção, filas e a desintegração do sistema de informação em Saúde. Este é um País que faz de tudo para não evoluir.
.
O Brasil cresce - economicamente - mesmo com tantos políticos bandidos no comando da máquina pública, cresce mesmo com tanta ineficiência. As pequenas evoluções brasileiras se devem a globalização do capitalismo que beneficiou os países do Sul, como Brasil, Índia e China.
.
Contudo, com o passar do tempo, a globalização vai deixar de contemplar o Brasil. Se, em um primeiro momento, a universalização capitalista priorizou os mercados com grande número de consumidores e farta mão-de-obra barata. Em um segundo momento, vai querer os mercados mais eficiêntes, com trabalhadores capazes de operacionar os novos instrumentos tecnológicos.
.
Nossa precária saúde e o nosso triste sistema de educação, tanto público como o privado, são sinais claro. O Brasil, mesmo politicamente democrático, perde para Índia e China, que assimilaram rapidamente - para concorrer no mercado global precisam oferecer saúde e educação básica para suas populações. Uma lição que o Brasil insiste em não querer aprender.

Nenhum comentário: