AUTOATENDIMENTO

sexta-feira, 5 de março de 2010

Detran

Ciclistas reclamam de proibição de acesso ao estacionamento do Detran

O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito – Detran -, Reginaldo Luís Prates, informou nesta sexta-feira, 5, que somente veículos autorizados têm permissão para estacionar na parte interna do órgão, localizado na Avenida Nações Unidas.


Ciclistas reclamam da proibição de acesso ao estacionamento. Manoel Guimarães Lopes, 34 anos, acredita que a postura do Detran acriano é de preconceito. “Se carros e motos podem estacionar, por que as bicicletas não podem? É por que somos pobres?”, questiona Lopes.


Já Irineu Bezerra de Souza, 40 anos, senti-se inseguro para estacionar nas ruas e calçadas. Jeremias Teles das Costa, 22 anos, lembra que bicicleta também é veículo. “Não deveria existir tratamento desigual”, declara.


O diretor Prates garante que não existe nenhum tipo de preconceito. “Só é permitida a entrada de veículos de funcionários e prestadores de serviços. Seja moto, carro ou bicicleta”, revela.
No Detran acriano, o controle de entrada de veículos não contempla nenhuma espécie de cadastro ou adesivo que identifique motos, carros ou bicicletas.


Um funcionário que pediu para não ser identificado informou que a proibição de acesso aos ciclistas vigora desde que bicicletas foram roubadas no interior do departamento. No entanto, o servidor não sabe dizer se o fato teria ocorrido na gestão de Prates como diretor.


Diretor do Detran de 1999 a 2001, o deputado federal Fernando Melo, desconhece os motivos que teriam levado a instituição a proibir a entrada de bicicletas em seu interior. “Durante minha gestão o acesso de ciclistas era livre”, disse.


O Código de Trânsito Brasileiro – CTB – define estacionamento como parte do trânsito. O mesmo Código garante que condições seguras de tráfico é direito de todos.

Nenhum comentário: