AUTOATENDIMENTO

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Binho inaugura 3ª Etapa da Nova Avenida Ceará


Edmilson Ferreira

Instalação da escultura "Jangadas" e entrega das obras de urbanização marcaram os 107 anos de início da Revolução Acreana


O governador Binho Marques inaugurou nesta quinta-feira a 3ª Etapa da Nova Avenida Ceará, obras que geraram oitenta empregos diretos e custaram R$6 milhões, sendo R$1,5 milhão em indenizações imobiliárias.
A inauguração marcou os 107 anos de Início da Revolução Acreana. A cerimônia foi dividida em duas etapas, iniciando pela entrega do monumento "Jangadas", instalado na rotatória da AABB. Trata-se de uma escultura em aço SAC-50, cuja característica principal é a resistência à ferrugem, e foi concebido pelo artista plástico Sérvulo Esmeraldo, retratando as embarcações típicas do Ceará, Estado natal do autor e que deixa ainda mais bela uma das avenidas de maior influência no trânsito de Rio Branco. Jangada é uma espécie de balsa de madeira utilizada por pescadores artesanais daquela região.


"Jangadas" leva uma placa com as seguintes palavras do governador Binho Marques: "Quando os nordestinos empreendiam a longa jornada do sertão até a mais distante floresta da Amazônia, velas ao mar eram o último aceno da terra natal para gerações de cearenses. Este monumento evoca tal lembrança como símbolo da amizade e reconhecimento ao Ceará pelos tantos filhos dados para a conquista e formação do Acre brasileiro". A proposta de Binho e Raimundo Angelim é transformar Rio Branco em um museu a céu aberto. "Jangadas" agrega-se a esse contexto.

O governador lembrou que há anos a capital acreana passa por um intenso processo de transformação. Os monumentos, como "Jangadas" estão inseridos nesse contexto, assim como as obras estruturantes. "Este é mais um momento feliz entre tantos que tivemos desde 1999, quando começou o trabalho de resgate da autoestima do povo acreano", disse Marques. "Estamos dentro de um Estado em movimento, Rio Branco é uma cidade em movimento", completou.

A obra de Sérvulo sempre percorreu o mundo e, a partir de 1975, começa o caminho de volta à terra. Hoje, está presente em vários países e em boa parte dos Estados brasileiros. "Realizei este trabalho com orgulho e emoção", afirmou Sérvulo.

A Nova Avenida Ceará começou sua transformação no governo de Jorge Viana, alcançado atualmente cerca de cinco quilômetros de via duplicada e urbanizada. Com a 3ª Etapa reestruturada na gestão do governador Binho Marques, são mais 720 metros de urbanização (além de 200 metros da rua Manoel Rodrigues de Souza) da pista que possui duas faixas de rolamento e uma de estacionamento, canteiro central com plantio de palmeira jerivá, faixa de ciclista, e dois espaços de convivência que juntos somam 2.111 metros quadrados.

Um grande painel pintado com a arte do grafite traz mais beleza e identidade à Nova Avenida Ceará na Praça das Palmeiras, um dos espaços de convivência da 3ª Etapa. O painel foi produzido por quatro artistas urbanos liderados por Babú, grafiteiro e ativista comunitário e reconstrói paisagens e personagens típicos de Rio Branco das primeiras décadas do século passado. Essas praças transformaram completamente a paisagem na região e, somando-se ao projeto de paisagismo, amplia a qualidade de vida a moradores e usuários da via. Nas duas praças, grupos de forró animavam os presentes.

Agência de Notícias do Acre


Nenhum comentário: