AUTOATENDIMENTO

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Acre vai implantar Programa Nacional de Telessaúde

Mônica Araújo

A Secretaria de Estado de Saúde - Sesacre-, em parceria com o Ministério da Saúde - MS -, promove uma oficina para definir estratégias em relação à implantação do Programa Nacional de Telessaúde no Estado. O encontro ocorre de 4 a 5 de agosto, no auditório do Conselho Regional de Medicina, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. Pela iniciativa, busca-se promover a articulação política entre os parceiros, sensibilizar os gestores municipais de saúde, identificar os fatores facilitadores e os desafios a serem enfrentados na implantação do Telessaúde.

Participam do evento o secretário de Estado de Saúde, Osvaldo Leal; a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do MS, dra. Ana Estela Haddad; o secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Pascal Khalil; a reitora da Universidade Federal do Acre, Olinda Batista; representantes do Conselho Regional de Medicina, do Conselho Regional de Odontologia, do Conselho Regional de Enfermagem, do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, da Secretaria de Estado da Fazenda, das Secretarias Municipais de Saúde, da Faculdade da Amazônia Ocidental- Faao- e da União Educacional do Norte- Uninorte-; e áreas técnicas da Sesacre.

O Telessaúde Brasil tem por objetivo integrar as equipes de saúde da família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência por meio de teleconsultorias por texto, som ou vídeo, para melhorar a qualidade dos serviços prestados na atenção primária à saúde, diminuindo custos por meio da qualificação profissional, da redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e por meio do aumento de atividades de prevenção de doenças. É coordenado e financiado pelo MS e pela Organização Pan-Americana de Saúde - Opas.

Outros Estados brasileiros já participam do programa, dentre eles Pernambuco, Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.



Nenhum comentário: