AUTOATENDIMENTO

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Prontas para o sucesso

Senac forma turmas de costureira e manicure/pedicure

Por Edmilson Alves

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac -, unidade Rio Branco, formou nesta quarta-feira, 15, turmas de costureira, manicure e pedicure. Cerca de 34 pessoas concluíram os cursos e estão prontas para o sucesso profissional, é o que garante Rosiane Amaral, coordenadora da área de Imagem Pessoal da instituição.

As ações do Senac são abertas para homens e mulheres. No entanto, estas duas turmas foram formadas somente por elas. Seguindo uma tendência mundial, estas acrianas buscam independência profissional.

É justamente para garantir qualificação profissional que os cursos do Senac são essencialmente práticos, algo que certifica a inserção no mercado de trabalho. “O acesso à prática é fundamental e indispensável” relata Thaysa Cadaxo, 25 anos, que acaba de concluir o curso de corte, costura e confecção em malha. Thaysa é graduada em moda pela faculdade Roberts Vidigal com sede em Blumenau – SC. Mas nem por isso deixou de participar da formação no Senac acriano, pois reconhece a qualidade e a competência técnica oferecidas.

Para Maria José Silva, 50 anos, o conhecimento adquirido foi importante. Costureira com 35 anos de experiência, conta que foi incentivada a estudar pela filha – que é aluna do Senac. “Aprendi a tirar o molde. Via aquelas roupas nas revistas, mas não sabia como moldá-las, cortá-las. Agora sei”.

Ione Rocha da Silva, instrutora de manicure e pedicure, destaca o empenho de suas alunas. A professora atribui ao que chama de “ótimo desempenho” a capacidade delas em aproveitar bem a oportunidade de participar de uma formação que qualifica para o mercado de trabalho.

As concludentes participaram de um processo seletivo, que incluiu madrugada de fila e chuva. Disputavam 20 vagas oferecidas. “A maior dificuldade foi conseguir senha para inscrição, pois já estavam esgotadas. Para minha sorte é que novas senhas foram distribuídas na última hora”, conta Renata Flor Saldanha, 18 anos, moradora do bairro Placas. A jovem faz parte da primeira turma formada pelo Programa Senac de mais Gratuidade – PSG -, que distribui vagas gratuitas em cursos profissionalizantes. O programa é uma parceria do Senac com o governo federal.

Nenhum comentário: