AUTOATENDIMENTO

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Opinião

O lado positivo da crise no Senado

Artigo publicado nesta sexta-feira 31, no jornal O Rio Branco

Por Edmilson Alves

Pois então. Em meio ao lamaçal que cobre o Senado Federal, existe um lado positivo na crise que ora atinge a combalida imagem daquela casa legislativa.

Sejamos sinceros. Que outra oportunidade nos daria conhecer essa pequena parcela de mutretas praticadas por José Sarney?

Pois bem, não tenho dúvidas. As irregularidades promovidas por Sarney são infinitamente maiores. É como a cauda de gás da estrela Alfa Órion, que teve imagens divulgadas nesta quarta-feira 29 pelo Observatório de Paris. É do tamanho do sistema solar.

Alfa Órion é uma estrela mil vezes maior que o Sol. É também mil vezes maior a tolerância brasileira para com atos de corrupção.

O coronel do Maranhão é um velho corrupto que rouba os brasileiros há décadas seguidas.

Até o presidente Lula, hoje companheiro inseparável de Sarney, sabe disso. Pra quem ignora ou simplesmente esquece, o presidente do mensalão – Lula da Silva - vivia gritando: Sarney é “ladrão”. Eu disse “vivia”. Agora, Lula já não pode mais dizer o mesmo. Adivinhe por quê?
Meu desejo é que José continue mais tempo na presidência do Senado. Quanto mais tempo, mais denúncias.

Talvez isso ajude parte do povo maranhense e amapaense que insiste votar nos peemedebistas. Quem sabe essa gente de bom coração seja tocada pela luz divina e, de uma vez por todas, expurgue da vida pública qualquer candidato que lembre a família Sarney, aliados, correligionários, amigos e companheiros (eleições são no próximo ano).

E, quem sabe, numa segunda etapa, depois do progresso do povo maranhense e amapaense, o brasileiro também evolua e consiga ingressar no mundo civilizado e nunca mais vote em aliados, correligionários, amigos e companheiros de Lula, Fernando Henrique, Collor, Serra, Ciro Gomes, Jorge Viana, Ivo Cassol, Aécio Neves, Renan Calheiros, Mão Santa, Nilson Areal, Tasso Jereissati...

Percebendo que a lista pode ser infindável, paro por aqui e você dá continuidade. Assim ficamos combinados.

Este é o lado positivo da crise. Responsabiliza-nos votar conscientes de que somos corresponsáveis pelo destino do nosso país, dos nossos filhos, do nosso futuro. E o mais importante: responsabiliza-nos a assumir nosso papel de cidadão, pois a construção de uma sociedade democrática vai além do voto. Temos de participar ativamente do dia-a-dia dos nossos municípios, estados e Federação.

Lembremo-nos: não adianta mudar a novela e continuar com o mesmo elenco. Nem mudar o elenco e continuar com a mesma novela.

Nenhum comentário: