AUTOATENDIMENTO

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Futurus Incertus- Sandice suíça.

Por José Cícero Gomes*

Como poderia ser o Brasil xenófobo se recebemos todos os povos de braços abertos. Mas, se continuarem a tratarem os brasileiros e brasileiras na Europa ou em qualquer outro continente como insertos e vermes(inserts and worms,fügt ein & Gewürm, insérer et vers),talvez poderemos nos tornarmos xenofóbicos. Só etamos reagindo a forma como os européus e norte-americanos tem nos tratado nos últimos tempos. Mas esta que temos aversão a pessoas estrangeiras não procede, é uma sadice. Só tem uma coisa, sejam suícos, estadunidense, alemães ou sei lá o quê, teram que comprender e aceitar que não somos inferiores a ninguém neste mundo. Não somo melhores nem piores. Exigimos respeito. Se não nos querem em seus países tudo bem. Mas ajam com humanidade e civilidade.

Vejam esta insensatez do jornalismo suíço:

Jornal suíço contra-ataca e diz que Brasil é xenófobo. Os jornais suíços fizeram um duro ataque contra o Brasil, mesmo sem saber o resultado final das investigações no caso da advogada brasileira Paula Oliveira, que diz ter sofrido um aborto após ser agredida por um grupo skinhead na última segunda-feira em Zurique.

O periódico "Neue Zürcher Zeitung" ironiza o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e alerta que a mídia brasileira "regularmente publica notícias de fatos totalmente inventados, acusações que já destruíram a vida de outras pessoas".

Segundo laudo médico emitido pela polícia suíça, Paula não estava grávida. De acordo com o jornal, a gravidez inventada seria uma técnica comum no Brasil para mulheres que querem pressionar seus maridos. Para o NZZ, o Brasil seria um dos países mais xenófobos do mundo. "O país tropical está, de acordo com sondagens internacionais, entre os Estados com maior índice de xenofobia: 72% são, segundo pesquisa, contra a recepção de estrangeiros", comenta a publicação.

Mandar turistas (estadunidenses, italianos, fraceses, suíços, alemães,...etc.) desrepeitosos de volta para casa no mesmo vôo que vinheram, turistas estes que pensam que o Brasil é o paraíso da sacanagem, a terra do sexo fácil, o grande bordel trópical,... Não constitui xenofobia, mas auto afirmação e a busca pela moralidade e pela respeitabilidade internacional, e acima de tudo doméstica. Porque antes do mundo nos respeitar temos que nos respeitarmos.
*José Cícero Gomes é historiador e professor da rede pública estadual de Rondônia. Cícero escreve para o blog: http://latuscultus.blogspot.com/2009/02/futurus-incertus-sandice-suica.htmlincertus-sandice-suica.html

Nenhum comentário: